Início Notícias Lula e mais três são denunciados pelo MPF na Operação Zelotes

Lula e mais três são denunciados pelo MPF na Operação Zelotes

595
alt

altSegundo denúncia, Lula teria praticado tráfico de influência para beneficiar empresas em contratos com o Governo Federal

JC Online / Foto: reprodução

O ex-presidenteLuiz Inácio Lula da Silva foi denunciado mais uma vez pelo Ministério Público Federal em Brasília (MPF-DF), nesta sexta-feira (9), por tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa no âmbito da Operação Zelotes.

A denúncia foi feita após as investigações apontarem indícios de envolvimento de Lula e o filho dele com Mauro Marcondes e Cristina Mautoni, dois lobistas que também foram denunciados.

As irregularidade teriam levado à compra de 36 caças do modelo Gripen pelo governo brasileiro.Também há indícios, segundo o Portal G1, de irregularidades na prorrogação de incentivos fiscais destinados a montadoras de veículos por meio de uma Medida Provisória.

Os crimes foram praticados entre 2013 e 2015, quando Lula já era ex-presidente. O Ministério Público afirma que ele integrou um esquema que visava beneficiar empresas automotivas, clientes da Marcondes e Mautoni Empreendimentos e Diplomacia LTDA (M&M). De acordo com as investigações, o ex-presidente prometia interferir junto ao governo federal para em troca o filho dele receber cerca de R$ 2,5 milhões.

Operação Zelotes

A Operação Zelotes investiga compras de decisões no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) e suposto esquema de edição de medidas provisórias.

alt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here