Início Notícias Lançamento de Exposição Fotográfica e Mostra AudioVisual do Projeto O Sertão Vai...

Lançamento de Exposição Fotográfica e Mostra AudioVisual do Projeto O Sertão Vai Virar Mar

651

O projeto tem como objetivo divulgar o estado de Pernambuco, do sertão ao litoral

Assessoria de imprensa Deputado Federal Gonzaga Patriota / Foto: divulgação

Será lançada no próximo dia 22 de março, no Espaço SinsPire Cultural, na rua da Guia, bairro do Recife, a exposição  fotográfica e mostra audiovisual do projeto ‘O Sertão Vai Virar Mar’.

O projeto tem como objetivo divulgar o estado de Pernambuco, do sertão ao litoral, mostrando personagens, diversidade étnica, religiosa, cultural, socioambiental e de cidadania.

Com foco especial no curso das águas do Rio São Francisco, em um roteiro com mais de 10 mil km percorridos, a ação conta com estreita interação entre as diversas manifestações culturais do estado.

A criadora e curadora do projeto, premiada fotógrafa Patrícia Patriota, realiza um sonho de infância; Pernambucana e sertaneja, mesmo tendo desbravado outros cantos do mundo, Patrícia sempre retorna à sua terra buscando proximidade com o que mais lhe toca o coração, sua história e raízes.

“O meu principal objetivo foi o de trazer mais do que imagens, e sim registros do legado dessa rica terra e a sua brava gente. Todo o trabalho tem como diferencial o uso de um aparelho celular, tanto nas mais de 10.000 fotografias, quanto no filme documentário, como um desafio a essa tecnologia que estimula um movimento disruptivo”, explica Patrícia Patriota. O vínculo da artista com esses personagens foi marcado pelo intenso convívio em suas diversas visitas às localidades durante o processo de construção do projeto.

A sustentabilista Patrícia Xavier realizou o acompanhamento das ações do roteiro com um olhar especial para a as questões ambientais e interação com os personagens, além do acervo de ‘making of’ do projeto. A equipe do filme curta-metragem conta, além de Patrícia Patriota, com Paola Veiga e Rodrigo Peres, e o cantor e compositor  Kinho Callou, que produziu a música tema do projeto.

A exposição fotográfica e o lançamento do filme documentário estarão abertas ao público a partir das 10h. A ocasião também contará com debate abordando a importância do tema ”Água”, no âmbito regional, nacional e internacional.

Diariamente, o projeto trará apresentações dos personagens exaltados na ação.

A mostra de “O Sertão vai Virar Mar”, que tem patrocínio dos Correios ficará em cartaz no SinsPire Cultural até o dia 31 de março.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here