Início Notícias Itaú Unibanco passa a prever crescimento de 5% no PIB do Brasil...

Itaú Unibanco passa a prever crescimento de 5% no PIB do Brasil em 2021

501
Foto: reprodução

O Itaú Unibanco acaba de revisar as projeções de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2021 em menos de 14 dias. Elevou a taxa de 4% para 5%, em função dos dados da atividade do primeiro trimestre virem melhores do que o esperado e de uma expectativa de normalização da taxa de poupança das famílias. Contudo, manteve em 1,8% a previsão de crescimento do PIB de 2022.

O banco privado projeta crescimento de 0,6% no primeiro trimestre na comparação com os três meses imediatamente anteriores e de zero na comparação com o mesmo período de 2020. No último dia 7, a instituição havia revisado de 3,8% para 4% a previsão do PIB deste ano.

As novas previsões do Itaú Unibanco estão bem mais otimistas do que o mercado. Atualmente, a mediana das estimativas para o crescimento do PIB de 2021 está em 3,52% e vem sendo corrigida para cima há cinco semanas consecutivas, conforme dados do boletim Focus, do Banco Central, desta semana.

“Nossa visão para a atividade econômica neste início de ano sempre esteve no segmento mais otimista das expectativas de mercado e, como esperávamos, a atividade econômica não sofreu de forma relevante com a redução dos auxílios emergenciais”, destacou  o relatório da equipe liderada pelo economista-chefe Mario Mesquita, divulgado nesta quinta-feira (27/05).

De acordo com o estudo, essa normalização da taxa de poupança vai beneficiar o consumo enquanto a alta de commodities terá efeito positivo no investimento.  “Adicionalmente, o nível baixo de estoques no setor industrial ao final do ano passado contribuiu para manter a produção em níveis bem sustentados, apesar da desaceleração na demanda – a propósito, a recuperação de alguns setores industriais poderia ter sido ainda mais forte, se não fosse pela escassez global de certos insumos”, destacou o documento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here