Início Notícias Ipubi: Ação na Justiça Eleitoral solicita impugnação do candidato a vereador Glauber...

Ipubi: Ação na Justiça Eleitoral solicita impugnação do candidato a vereador Glauber de Deinha

686
Foto: reprodução

As eleições 2020 na cidade de Ipubi, sertão do Araripe, seguem bastante movimentadas. Após o Ministério Público entrar com um pedido de impugnação do candidato à reeleição a prefeito, Chico Siqueira (PSB) e do TCE apontar irregularidades cometidas na contratação de empresas para realizar transporte escolar dos estudantes do município, inclusive condenando o prefeito Chico a pagar de R$ R$ 42.512,50, nesta quarta-feira (06), foi solicitado junto à 133ª Zona Eleitoral da comarca de Trindade, uma ação de Impugnação de Registro de Candidatura, contra o candidato a vereador Glauber de Deinha (PSD).

A ação de impedimento acontecer visto que foram encontradas evidências de que o candidato Glauber de Deinha, um dos principais aliados do prefeito Chico Siqueira, não atende às condições legalmente estabelecidas para a candidatura, no que se refere, a filiação partidária. Segundo a legislação eleitoral, os candidatos tinham o prazo de 6 meses antes das eleições para que estivessem filiados a uma agremiação política, prazo limite 14/04/2020.

Segundo a Portaria do TSE n.º 131 de 20 de fevereiro de 2020, os partidos políticos tinham até o dia 15/04/2020 para atualizarem a lista de filiados, ou seja, após o prazo de filiação partidária. Todavia, até 4 de abril de 2020 o candidato ainda estava filiado ao partido Democratas, participando ativamente das atividades partidárias, portanto, não tendo se desfiliado no prazo correto. Aconteceu que, após o prazo final de filiação partidária, Glauber de Deinha resolveu apoiar o antigo opositor, Chico Siqueira, e assim aderido ao seu grupo político. Para anunciar a nova adesão, o Prefeito Chico Siqueira, concedeu entrevista na Rádio Liberal FM em data de 16/04/2020, onde claramente se vê que o candidato a vereador mudou de agremiação política após o prazo legal.

A ação afirma, que Glauber de Deinha, e o seu novo partido político PSD – Partido Social Democrático, cometeram atos absolutamente destituídos de efetos jurídicos, ilegítimos e consequentemente ilegais, numa verdadeira fraude eleitoral , com impacto na lisura do pleito. O blog reserva espaço caso o candidato vereador citado queira se pronunciar sobre o assunto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here