Início Notícias Insole lança sistema para monitorar consumo de energia elétrica em tempo real

Insole lança sistema para monitorar consumo de energia elétrica em tempo real

927
Foto: divulgação

Essa possibilidade está cada dia mais próxima de virar realidade: o InsoleOn começará a ser instalado em todos os sistemas fornecidos pela Insole a partir deste mês

Estima-se que 30% do consumo de energia elétrica nas residências poderia ser economizado  se os moradores pudessem monitorar como, onde e quando a energia está sendo consumida, para adotar medidas direcionadas para a redução.

A solução está sendo desenvolvida pela Insole, como parte da estratégia de inteligência de dados e atendendo a todos os critérios da LGPD. Após analisar várias startups de IoT e IA, o projeto foi iniciado em 2019 com o apoio da adquirida ConnectON Ambientes Inteligentes, startup incubada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e com a parceria técnica de Claudio Lima, Ph.D. em Engenharia Elétrica, presidente IEEE P2418.5 Padrões Globais e vice-presidente IEEE P2418.1 Padrões IOT; membro do Conselho Consultivo do Departamento de Segurança Cibernética de Energia, consultor da Câmara de Comércio de Energia e conselheiro/avaliador de Mérito National Science Foundation e ex CTO da Huawei.

Por meio de uma plataforma virtual, o usuário poderá obter todas as informações sobre a energia consumida em cada cômodo da casa, em cada equipamento, obtendo estimativas diárias, semanais e mensais. Será possível saber o quanto de energia está sendo gasta no uso do chuveiro, geladeira, micro-ondas, ar-condicionado, entre outros equipamentos.

“A ferramenta trará informações em tempo real, então vai dar para saber o quanto é consumido em cada horário do dia, por exemplo. Isso não é possível atualmente, pois a conta enviada pelas distribuidoras de energia só traz o total do volume consumido no mês, sem nenhuma especificação”, comenta Ananias Gomes.

Como funciona o InsoleOn?

Trata-se de uma solução embarcada onde o cliente receberá junto com a instalação da sua usina. O kit de monitoramento InsoleOn será instalado próximo ao medidor de energia e conectado à rede Wi-Fi da residência, transmitindo as informações de consumo para a base de dados da Insole. Esses dados serão analisados instantaneamente e de forma automatizada. As informações serão disponibilizadas para consulta em um aplicativo no celular, com interface amigável.

Com a análise dos dados, o aplicativo disponibilizará dicas para ganhar mais eficiência energética a partir do perfil de consumo da residência. Com base em dados e fatos, o usuário poderá adotar alternativas mais direcionadas para reduzir os gastos com energia elétrica. O objetivo é oferecer informações e condições para garantir economia para o bolso e ainda contribuir para a preservação do meio ambiente.

Atualmente, o InsoleOn está em fase de teste com 56 unidades, sendo 31 unidades monitorando usinas fotovoltaicas da insole,  02 sistemas instalados monitorando o data center do departamento de energia elétrica da UFPE, 01 sistema monitorando a gestão de recarga de veículos elétricos em condomínio residência e  22 unidades instalados na Ambev para medição e automação de aparelhos de ar-condicionado. A empresa é o primeiro cliente deste grande projeto, que promete revolucionar o consumo de energia no país.

Sobre a Insole

A Insole é uma empresa que oferece soluções financeiras por meio da conta de energia. Com sete anos de mercado, ela possui um time de mais de 250 experts no desenvolvimento de soluções financeiras, tecnológicas e de energia. A Insole é um dos signatários dos 10 Princípios Universais que surgiram a partir da Declaração do Impacto Global das Nações Unidas. Além disso, a empresa desenvolve várias ações de engajamento sócio ambiental fortalecendo seu papel de empresa ESG. A energia solar é uma fonte limpa, renovável e sem fim, cada kWp solar instalado equivale a menos CO2 lançado no planeta e mais árvores preservadas. A empresa tem capacidade para implementar projetos com diferentes tamanhos e em todas as regiões do país. São mais de 60MWp implantados e mais de 5000 projetos em todo o país. A Insole é uma empresa pioneira, inovadora e líder de mercado de geração solar distribuída.

*InsolePay

O InsolePay é a carteira digital criada pela Clean-fintech brasileira, Insole. Disponível para download em celular dos sistemas operacionais Android e iOS, onde o cliente consegue gerenciar os dados da sua conta digital, que possibilita fazer compras pelo smartphone ou por meio de transferências. Ainda é possível verificar os créditos do programa de cashback da Insole.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here