Início Notícias Inadimplência motivou suspensão do Minha Casa Melhor, diz Dilma

Inadimplência motivou suspensão do Minha Casa Melhor, diz Dilma

626
alt

alt

Minha Casa Melhor, foi criado em 2013 para oferecer taxas de juros mais vantajosas para compra de móveis e eletrodomésticos.

Felipe Cotrim/VEJA.com

A presidente Dilma Rousseff atribuiu a suspensão do programa Minha Casa Melhor ao alto índice de calote. O governo suspendeu nesta sexta-feira o programa, criado em 2013 para oferecer taxas de juros mais vantajosas para compra de móveis e eletrodomésticos. A presidente não comentou, mas o programa foi interrompido diante do cenário de restrição fiscal e necessidade de reequilíbrio das contas públicas. “O Minha Casa Melhor nós estamos revendo. Porque, ao contrário do Minha Casa Minha Vida, que tem baixíssima inadimplência, o Minha Casa Melhor começou com inadimplência. Estamos avaliando incluí-lo no Minha Casa Minha Vida”, disse a presidente.

Leia mais:                              

Governo suspende programa Minha Casa Melhor

Minha Casa ‘paralisa’ projetos para baixa renda

Para operar o programa, a Caixa Econômica Federal recebeu do governo uma capitalização de 8 bilhões de reais em junho de 2013. Do total, 3 bilhões de reais foram direcionados para financiamentos do programa. Segundo a Agência Estado apurou, esses 3 bilhões de reais foram desembolsados até o final do ano passado, 18 meses após o lançamento do programa. Os outros 5 bilhões de reais foram para outra operação. Ou seja, não há mais recursos para bancar o custo financeiro e os juros mais baixos.

Em Araguari, no Triângulo Mineiro, a presidente entregou 710 moradias do programa Minha Casa, Minha Vida, a famílias que ganham até 1,6 mil reais por mês. Cada casa tem área privativa de 44 metros quadrados e está avaliada em 60 mil reais.

Durante o discurso, a presidente se comprometeu a dar continuidade ao programa habitacional, mas ponderou que, neste momento, o governo está fazendo ajustes e avaliando as condições para o lançamento efetivo da terceira etapa do programa. Entre os desafios, está a construção de empreendimentos em cidades grandes, onde os terrenos têm um custo maior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here