
O senador Humberto Costa (PT-PE) será nomeado presidente interino do PT após a saída de Gleisi Hoffmann, que assume o Ministério das Relações Institucionais. A definição do nome vai ocorrer em videoconferência da sigla nesta sexta-feira (7), com mandato previsto até julho, quando ocorrerão as eleições oficiais do partido.
A mudança ocorre em meio à reforma ministerial do governo Lula, que anunciou Gleisi para o cargo estratégico na articulação política. José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, era cotado para a função, mas perdeu força após mudanças nas indicações para ministérios.
Humberto Costa ganhou apoio da ala majoritária do PT para ocupar o cargo temporário. Apesar do consenso interno, a decisão ainda vai ser confirmada pela Executiva e pelo diretório nacional do partido. A indicação fortalece o nome do senador, que tem trajetória consolidada na sigla.
A transição no comando do PT acontece após mudanças no primeiro escalão do governo. Além de Gleisi, Alexandre Padilha assumirá o Ministério da Saúde, enquanto Sidônio Palmeira ficou à frente da Secom, reforçando a estratégia para tentar melhorar a comunicação e a popularidade do governo Lula.