Início Notícias Hospital e Maternidade Santa Maria de Araripina comemora 50 anos de fundação

Hospital e Maternidade Santa Maria de Araripina comemora 50 anos de fundação

1068
alt

alt

“Tudo começou quando Dom Campelo em suas visitas pastorais, percebeu que em Araripina, as mulheres não tinham onde ter seus filhos”, explicou Irmã Fátima.

Por Roberto Gonçalves / Fotos: Iran Rodrigues e Fredson Paiva

O Hospital Filantrópico Santa Maria de Araripina completa 50 anos de fundação. Em comemoração à data, será realizado neste sábado (10), às 19:30 h no Centro Tecnológico do Araripe – CTA, o plano de ações para a campanha que irá celebrar esse marco histórico pelo compromisso, dasafios e perseverança para o engrandecimento do hospital.

Nesta sexta-feira (09), a assistente social euma das diretoras do Instituto Social das Medianeiras da Paz, que adiministra o HSM, irmã Fátima Alencar, esteve participando de uma entrevista no programa Araripina Urgente, na rádio Arari FM, e explicou como tudo teve início.

alt“Tudo começou quando Dom Campelo que foi o 4ºBispo da Diocese de Petrolina, e ele tinha uma ação voltada tanto para a evengelização, quanto para a situação social do povo. Então, ele em suas visitas pastorais, percebeu que em Araripinaas mulheres não tinham onde ter seus filhos, e em 1959, em uma casa cedida pelos Vicentinhos, que ficava ao lado do então hoje Centro Paroquial, Dom Campelo Fundou a Maternidade”, explicou Irmã Fátima.

Segundo Irmã Fátima, o hospital atende hoje cerca de 96% dos seus pacientes pelo Sistema Único de Saúde – SUS, e mesmo com muitas dificuldades, recebeu a alguns meses, 6 leitos para tratamento de doenças psiquiátricas, onde o paciente recebe um tratamento humanitário em contato com outros pacientes, sua família, assistentes sociais e psicólogos.

Além disso, em um pequeno espaço de tempo, o HSM estará ganhando também, uma importante obra para o Araripe. Com recursos do governo do estado orçado em mais de R$ 800 mil, o Centro de Hemodiálise foi construído no HSMde Araripina na administração do prefeito Alexandre Arraes, pedido na época feito ao ex-governador Eduardo Campos. Aestrutura física e todos os equipamentos estão prontos no Hospital e, profissionais já foramtreinados na cidade de Barbalha-CE. Aprevisão é que no início de 2017 a unidade entre em operação.Também em 2017, está prevista ainda, a contrução de 10 leitos de UTIs, que de acordo com a Irmã Fátima, foi um esforço tanto da deputada estadual Socorro Pimentel, quanto do deputado Federal Gonzaga Patriota, através de emendas parlamentares.

Quem também participou da entrevista, foi o poeta e professor Sebastião Dias, que declamou uma poesia em homenagem ao hospital Santa Maria, e que deixou todos que estavam no estúdio, bastante emocionados.

alt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here