Início Notícias Hospital de Granito pode ser interditado pelo Cremepe

Hospital de Granito pode ser interditado pelo Cremepe

540
alt

alt

A fiscalização, confirmou a passagem de radiação pela porta e paredes a sala de raio-x.

Cremepe – Divulgação

O Hospital Maria Senhorinha de Souza, único da cidade de Granito, no Sertão do Araripe, poderá sofrer uma interdição ética. A medida ainda será discutida na primeira plenária do mês de abril do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe). Durante fiscalização do órgão, realizada no dia 19 de março, foi verificada que o hospital não detém dos recursos mínimos para garantir assistência à população do município.

De acordo com o presidente do Cremepe, Sílvio Rodrigues, outros hospitais do Sertão de Pernambuco foram fiscalizados, mas a situação do Hospital Maria Senhorinha de Souza chamou atenção do Cremepe. “Quando chegamos na unidade, não tinha profissional médico. Estava faltando insumos básicos, não tinha aparelhagem de reanimação básica.  A unidade foi avaliada como ‘ E ‘ pelo conselho”, explica.

Ainda segundo Rodrigues, a situação da unidade é preocupante e a unidade, que hoje é gerida pelo município, necessita de muitas adequações. “O hospital está abandonado e é o único hospital da cidade. Aprovada a interdição, a gente encaminha a decisão ao Ministério Público e damos um prazo de 72 horas para que a população tenha conhecimento, e que o consórcio se organize para que a população seja encaminhada a unidades mais próximas”, destaca.

Segundo o relatório do Cremepe, algumas questões graves foram apontadas: a sala de raio-x, não é completamente blindada. Também foi confirmada a passagem de radiação pela porta e paredes colocando em risco a saúde da população. Também não há material de reanimação. O lixo cortante estava dentro da lavanderia, faltava alguns medicamentos e foi verificado que a unidade realiza o descarte inadequado de resíduos biológicos como placentas.

O Cremepe encaminhou o relatório da fiscalização para que sejam tomadas providências, além de um ofício comunicando a decisão do Conselho para o Ministério Público do Estado de Pernambuco, a secretaria de saúde de Granito e para o Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe (Cisape). Já outras unidades que também foram fiscalizadas do Sertão do Araripe como hospitais das cidades de Exu, Trindade e Ipubi serão encaminhados ofícios para readequação de alguns serviços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here