Início Notícias Hemope de Ouricuri faz programação intensa para incentivar doação de sangue

Hemope de Ouricuri faz programação intensa para incentivar doação de sangue

881
alt

altA assistente  social do Hemocentro Regional Ouricuri, Naiane Lopes, está fazendo um ‘Tur’ pelas cidades do Araripe, para incentivar a doação de sangue na região.

Por Roberto Gonçalves / Foto: Arari FM

O estoque do banco de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), unidade de Ouricuri, no Sertão pernambucano, está de médio para baixo. Durante o período de férias o estoque do hemocentro costuma reduzir por falta de doadores. Devido a essa situação, assistentes  sociais do Hemocentro Regional Ouricuri, estão fazendo um ‘Tur’ pelas cidades do Sertão do Araripe, em uma intensa campanha para incentivar a doação de sangue na região.

De acordo com Naiane Lopes,  assistente social da captação de doadores voluntários de sangue,  que esteve nesta terça-feira (26), participando de uma entrevista na rádio Arari FM, a campanha tem como principais objetivos desmistificar concepções acerca da doação, além de sensibilizar e reiterar a importância da doação como um ato de amor ao próximo. 

“A doação deve ser pensada como um ato de cidadania. Segundo o Ministério da Saúde, se todo cidadão saudável doasse sangue duas vezes ao ano, não haveria a necessidade de campanhas emergenciais. A doação é um ato de amor incondicional, pois, é voluntário e anônimo”, ressaltou. 

Naiane lembra que o doador não deve doar sangue em jejum. O doador também deve repousar por no mínimo 6h na noite anterior à doação, além de não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação. Não deve também ingerir alimentos gordurosos e evitar fumar por pelo menos duas horas antes e depois de doar. 

alt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here