Início Notícias Governo precisa justificar sigilo sobre documentos a respeito da previdência, diz Romero

Governo precisa justificar sigilo sobre documentos a respeito da previdência, diz Romero

558
Canon 5D Mark III

Jornal Folha de S. Paulo revelou que o Ministério da Economia restringiu o acesso da população a estudos e pareceres que fundamentaram a PEC da Reforma da Previdência

O deputado estadual Romero Albuquerque (PP) sugeriu que o Governo Federal, em especial o ministro da Economia, Paulo Guedes, precisa justificar por que os estudos e pareceres que fundamentaram a PEC da Reforma da Previdência estão sob sigilo. O parlamentar classificou como, no mínimo, suspeito a equipe econômica não querer revelar as informações e disse que é um direito da população, sobretudo os deputados federais que irão analisar a proposta, ter acesso aos documentos.

“É um contra-senso o governo tomar esta atitude. Se estão convictos da necessidade da reforma, devem divulgar os dados que fundamentam esta decisão e fazer campanha com estes números a favor da reforma. Transparência é um princípio fundamental da democracia”, disparou o deputado.

O jornal Folha de S. Paulo revelou, na edição deste domingo, que o Ministério da Economia não autorizou a divulgação dos estudos e pareceres técnicos a respeito da PEC da Previdência. A decisão foi exposta como resposta a um pedido do próprio jornal para consultar os documentos.

A proposta já foi produzida pelo governo e enviada ao Congresso em fevereiro. Neste momento, ela está sendo apreciada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal.

“Todos nós acreditamos que a reforma é necessária, mas precisamos saber, com propriedade, quais são os dados que orientam o governo a tomar as decisões que tomou. Não podemos seguir cegamente as opiniões do ministro. O governo precisa justificar o sigilo e depois externar estes dados. O impacto na população nordestina será grande e precisamos ter uma noção dos números que informam o déficit”, explicou o deputado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here