Início Notícias Governo autoriza liberação de emendas a prefeituras com dívidas

Governo autoriza liberação de emendas a prefeituras com dívidas

582
Bolsonaro anuncia recursos para prefeituras com dívidas em transmissão ao vivo nas redes sociais

Bolsonaro anuncia recursos para prefeituras com dívidas em transmissão ao vivo nas redes sociaisFoto: Mauro Pimentel / AFP

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (11), durante uma transmissão ao vivo em sua página do Facebook (em inglês, live), que o governo federal vai liberar recursos de emendas parlamentares individuais para prefeituras que estavam impedidas de receber os repasses por causas de dívidas com a União. A medida só foi possível após um novo parecer da Advocacia Geral da União (AGU), aprovado pelo presidente da República, que mudou a interpretação de um dispositivo constitucional que trata do assunto.

“O nosso [líder do governo na Câmara] Major Vitor Hugo [lPSL-GO] fez gestões junto ao ministro da Advocacia Geral da União, o André Mendonça, e conseguiu mudar a interpretação da advocacia no tocante a emendas individuais que, muitas vezes, dado a problemas de caixa das prefeituras, não podiam ser liberadas”, afirmou Bolsonaro.

Leia também:
Bolsonaro anuncia decreto para caçadores, atiradores e colecionadores de armas
Governo Bolsonaro quer criar carteira de estudante para esvaziar entidades como UNE
‘Quero ser amigo da imprensa, mas fica difícil’, diz Bolsonaro em transmissão

No vídeo, ele aparece ao lado do próprio líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO), do porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, além de uma intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

“Anualmente, os deputados federais têm, por exemplo, R$ 15 milhões para distribuir nas suas bases eleitorais, de maneira que criem escolas, hospitais, recapeamaneto de estradas. E essa interpretação, que estava em vigor em outros governos, impedia que o recurso fosse descentralizado, muitas vezes porque os prefeitos herdavam dívidas [de outras gestões]”, afirmou o deputado major Vitor Hugo.

Segundo o deputado, o novo parecer da AGU é obrigatório para toda a administração pública e vai “privilegiar os parlamentares”, ao permitir que eles continuem “ajudando a população brasileira a receber os benefícios do seu trabalho”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here