Início Notícias Fraude no senado: com 81 senadores, após contagem, aparecem 82 votos

Fraude no senado: com 81 senadores, após contagem, aparecem 82 votos

719

A sessão para eleição do novo presidente do Senado prossegue no plenário. Após a contagem de votos, foi constatado que havia 82 votos na urna, para um total de 81 senadores. Além disso, dois votos estavam fora dos envelopes.

No momento, os senadores estão decidindo se vão anular os dois votos irregulares ou fazer uma nova votação.

Acompanhe a sessão ao vivo

Candidatos

Ao final das discussões preliminares, restaram seis candidatos: Ângelo Coronel (PSD-BA), Davi Alcolumbre (DEM-AP), Espiridião Amin (PP-SC), Fernando Collor (Pros-AL), Renan Calheiros (MDB-AL), Reguffe (sem partido-DF).

Decisão de Toffoli

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, decidiu na madrugada de hoje (2) que a eleição para presidente do Senado será realizada por meio de votação secreta, não mais aberta como estava definido. Ele aceitou um pedido encaminhado pelos partidos políticos Solidariedade e MDB.

Na decisão, Toffoli anulou a votação conduzida por Alcolumbre, que por 50 votos a 2 e uma abstenção estabeleceu voto aberto para a eleição que escolherá o presidente – 28 senadores não votaram.

Toffoli foi o responsável por definir a ação porque é o plantonista de fim de semana no Supremo Tribunal Federal. A decisão reúne nove páginas, nas quais o ministro afirma que a votação secreta para as eleições internas nas “casas legislativas” do país podem ser observadas em distintos parlamentos, não apenas no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here