Início Notícias Fogo ameaça destruir patrimônio cultural na Serra da Capivara, no Piauí

Fogo ameaça destruir patrimônio cultural na Serra da Capivara, no Piauí

652
Foto: André Pessoa

Enquanto o ciclo desastroso de seca, calor e fogo não é quebrado, seja pela chegada das chuvas ou pela ação de combate das forças humanas, o Brasil perde, a cada dia que passa, mais um pedaço de seus pulmões: as matas brasileiras que acolhem uma rica biodiversidade. Agora, além da Amazônia, Pantanal e cerrado, a caatinga entra para o rol de biomas ameaçados pelas chamas neste ano. Isso porque um incêndio de grandes proporções no Piauí está a poucos quilômetros de atingir o Parque Nacional da Serra da Capivara, área que é patrimônio cultural da humanidade.

Há dois meses não chove na região. Uma força-tarefa envolvendo 24 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) trabalha para que o fogo não chegue ao parque, que guarda sítios arqueológicos com os primeiros vestígios do homem nas Américas. O fogo causou medo e apreensão nos moradores da região, pois queimou exatamente um trecho de mata de caatinga conservada entre os assentamentos rurais da Serra dos Gringos e do Novo Zabelê, onde vivem centenas de famílias, com muitas crianças e idosos. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), dos 6.271 focos de incêndio na caatinga, neste ano, 44,5% aconteceram no Piauí (2.790).

Em meio ao fogo no Piauí, o ICMBio deslocou 14 brigadistas da região para combater as chamas na Amazônia. A estratégia deixou especialistas preocupados. Para a presidente da Rede Ambiental do Piauí (Reapi), Tânia Martins, a ação de deslocar profissionais locais capacitados para combater incêndios pode gerar ainda mais deficit na capacidade do estado de reagir às queimadas. “Enquanto isso, o Piauí está se desmanchando em fogo. É muita incoerência, não temos bombeiros em 221 municípios do estado. Nas imediações de Picos é fogo, fogo, fogo”, destaca a ambientalista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here