Início Notícias Evilásio Mateus: Compesa não luta por recursos para o Araripe; ouça

Evilásio Mateus: Compesa não luta por recursos para o Araripe; ouça

440

Vice-prefeito de Araripina criticou a Companhia de Abastecimento de PE que há muito tempo não atende a demanda do Sertão do Araripe

Por Cidinha Medrado para o blog

A Região do Araripe tem problemas crônicos de abastecimento de água e atualmente passa por grande dificuldades por causa da escassez e o calor intenso. O assunto foi comentado nessa sexta-feira na Rádio Arari FM pelo vice-prefeito de Araripina, Evilásio Mateus. Ele disse que a população precisa estar esclarecida sobre as responsabilidades de cada um a respeito do problema.

“Muitas vezes as pessoas tentam se furtar da responsabilidade e atribuem a outros”, disse ele.

Ele disse isso referindo-se ao governo do estado através da
‘Compesa’ (Companhia Pernambucana de Saneamento), que em relação à prestação de serviços na região tem deixado a desejar, e complementou dizendo que a empresa não luta por recursos como fez no Agreste para o projeto de captação de água do São Francisco.

Evilásio também falou sobre o dinheiro do governo federal enviado para obras hídricas, enfatizando que o estado poderia ter investido parte desse dinheiro na região do Araripe, mas não aproveitou a oportunidade e isso aumentou os problemas.

“Araripina é a cidade que sofre mais porque fica no fim da rede distribuidora, e a gente passa até 30 dias sem receber água, mas a conta chega, não passa trinta dias sem chegar. E a água quando chega é de má qualidade. Tenho que alertar a todos os araripinenses, esta água não é mais água do São Francisco pura, está misturada com a da Lagoa do Barro”, disse ele

O projeto apresentado pela diretoria da Compesa e representantes do estado, segundo Evilásio, seria para perfurar poços na região do Cavaco para dar um aporte hídrico ao sistema distribuidor de Araripina.

“Para perfurar um poço, essa obra já foi anunciada há mais de ano e até hoje esse poços não saíram do papel, imagine para fazer o que realmente o Araripe e Araripina precisam”, disse ele.

No ponto de vista do vice-prefeito, se o projeto fosse para suprir a região, conforme sua necessidade atual, seria preciso dobrar a rede distribuidora, ou colocar uma rede superior, para que atenda a toda a região. Ele considera que o sistema adutor está ultrapassado e existe há mais de 20 anos, mas que o município está disposto a usar todos os subsídios disponíveis para ajudar o governo a construir uma obra que garanta a qualidade necessária e acabar com os problemas.

“Se isso acontecer vou procurar os nossos parceiros políticos, o senador FBC e o deputado federal Fernando Filho, para somar esforços e conseguir recursos para a obra”, concluiu Evilásio. Ouça na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here