Início Notícias Estudantes de Araripina estão entre os oito melhores do mundo em matemática

Estudantes de Araripina estão entre os oito melhores do mundo em matemática

933
alt

altA professora Expedita, os alunos lucas e Gabriel, além da diretora da escola Josias Inojosa, Idênia Pereira, falaram sobre a conquista nesta quinta (01) na Arari FM.

Por Roberto Gonçalves / Foto: Reprodução

Cinco estudantes de uma escola pública de Araripina, Sertão de Pernambuco, foram classificados em 8º lugar em uma competição internacional de ciência, que foi realizada na Índia, País que fica do outro lado do planeta. Os meninos mostraram mesmo que são feras nos cálculos, ficando entre os melhores do mundo e em primeiro lugar entre as 14 equipes que representaram o Brasil no continente asiático.

Nesta quinta-feira (01), a diretora Escola de Referência Josias Inojosa de Oliveira, Idênia Pereira, a professora de matemática dos garotos, Expedita Alves e os alunos Gabriel e Lucas Alencar, estiveram participando de uma entrevista no programa Araripina Urgente que é apresentado pelo radialista Roberto Gonçalves na Arari FM.

Segundo a professora Expedita Alves, devido as dificuldades em arrecadar fundos para a viagem, ela chegou a duvidar da ida dos seus alunos para a Índia. “Eu cheguei a pensar que a viagem não iria acontecer, porque R$ 24 mil é muito dinheiro pra gente. Mas a esperança deles e da professora Idênia,a todo momento dizendo nós vamos conseguir, nós vamos conseguir, graças a Deus conseguimos”, disse a professora Expedita.

A diretora Idênia Pereira, falou da responsabilidade que foi viajar com cinco jovens para o outro lado do mundo. “Pra falar a verdade Roberto, eu nem pensei nisso na ida, a ficha caiu quando eu cheguei em São Paulo no retorno. Eu disse meu Deus do céu, eu sou doida, sair do interior de Pernambuco com cinco alunos da minha escola, a responsabilidade é grande demais, mas felizmente a gente contou com a confiança das famílias, porque se não fosse assim nós não tínhamos ido”, confessou Idênia.

Lucas Alencar, um dos alunos feras em matemática, disse que uma das coisas que mais lhe chamou a atenção nesta viagem, foi a impressão que os outros brasileiros tem de Pernambuco. “Eles acham que o nosso estado não tem a capacidade de disputar com o resto do mundo, eles se sentem superiores a nós, eles acham que os nossos políticos não atendem a nossa demanda como deveriam, acham que a nossa região não tem educação de qualidade, saúde de qualidade e que estamos bastante atrasados em comparação a eles”, desabafou o estudante Araripinense.

Já Gabriel, outra fera em matemática, disse que essa foi uma experiência única e que adquiriu uma grande quantidade de informações que foi de um valor inimaginável. “Queremos passar essas informações pra todos, e que nossos colegas se dediquem, que busquem mais seus estudos, façam o seu melhor, porque não é por ser do interior de Pernambuco, por ser de Araripina, que vocês não tenham a possibilidade de vencer. Então aproveitem seus estudos, vão com tudo, que todos vocês tem a capacidade de conseguir realizar maiores conquistas do que essa nossa”, declarou Gabriel.

Além de Gabriel e Lucas, também viajaram para a índia, os alunos Franklin, Jamilson e Pedro, todos cursam o 3º ano do ensino médio na Escola de Referência Josias Inojosa de Oliveira em Araripina.

alt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here