Início Notícias Engenho de Zé Roldão volta a produzir mel e rapadura em Araripina

Engenho de Zé Roldão volta a produzir mel e rapadura em Araripina

1713
Por Roberto Gonçalves / Foto: reprodução

O engenho do Sr. José Roldão no povoado de Feira Nova, zona Rural de Araripina, no Sertão de Pernambuco, voltou a produzir mel e rapadura na última quarta-feira (20). De acordo com a filha do produtor, Luciene Roldão, é esperada uma produção de 500 litros de mel por semana.

Ainda segundo Luciene,  na propriedade da família que fica a 20 km de Araripina, também tem o restaurante Pesque e Pague Roldão,  que é bastante visitado pela população. Com relação ao engenho, ela disse que o carro forte da produção é a rapadura.

“Por semana são produzidas cerca de 1.200 rapaduras. É um verdadeiro milagre a gente ainda manter uma produção dessas aqui no nosso sertão que é tão castigado pela seca”, disse orgulhosa.

Origem da rapadura no Brasil

A rapadura originou-se da raspagem das camadas (crostas) de açúcar que ficavam presas às paredes dos tachos utilizados para fabricação de açúcar. O mel resultante era aquecido e colocado em formas semelhante às de tijolos.

No Brasil, os engenhos de rapadura existem desde o século XVII, ou talvez antes. Há registro da fabricação de rapadura, em 1633, na região do Cariri, Ceará.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here