Início Notícias Enfermeira de SP é a primeira brasileira a ser vacinada com a...

Enfermeira de SP é a primeira brasileira a ser vacinada com a CoronaVac: ‘Muita emoção’

484

A enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, foi a primeira brasileira a receber a vacina contra a Covid-19. A vacinação aconteceu neste domingo, 17, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial de duas vacinas: a CoronaVac, fabricada no Brasil pelo Instituto Butantan, e a vacina desenvolvida pela universidade Oxford e em parceria com o laboratório AstraZeneca. Ao lado do governador de São Paulo, João Doria, a profissional, que trabalha na linha de frente no Hospital Emílio Ribas, recebeu uma dose da vacina da CoronaVac no Hospital das Clínicas. “Estou sentindo muita emoção”, afirmou a profissional da saúde após receber a primeira dose.

Mônica é morada de Itaquera, na zona Leste de São Paulo, e está atuando na linha de frente há oito meses. Trabalhando em dias alternados, ela demora uma hora e meia para chegar até o Hospital Emílio Ribas, no centro da cidade, que é referência no tratamento da Covid-19. A enfermeira atua na UTI da unidade, que vem mantendo 90% da sua taxa de ocupação. A profissional escolhida para ser a primeira brasileira a ser vacinada faz parte do grupo de risco por ser obesa, hipertensa e diabética. Em maio, ela decidiu se inscrever para as vagas de CTD (Contrato por Tempo Determinado) e escolheu trabalhar no Emílio Ribas, mesmo sabendo do alto número de casos de Covid-19 que são tratados no local. A enfermeira explicou que sua vocação falou mais alto que o medo de contrair a doença. Vale ressaltar que Mônica foi auxiliar de enfermagem por 26 anos, mas decidiu fazer uma faculdade e conseguiu seu diploma em enfermagem aos 47 anos.

Após a vacinação de Mônica, Doria realizou uma coletiva de imprensa na qual explicou os próximos passos após a aprovação da vacina e enfatizou a importância dos profissionais da saúde em meio da pandemia da Covid-19. Enquanto fazia seu discurso, outros profissionais da saúde começaram a ser vacinados. “Mais de uma centena de médicos e enfermeiros do Hospital das Clínicas está recebendo a primeira dose da vacina neste momento e eu espero que amanhã milhões de outros brasileiros da saúde possam estar recebendo a vacina pelo Ministério da Saúde com o apoio dos governadores do Brasil. A vacinação deve começar imediatamente. Cada vida conta”, afirmou o governador de São Paulo. Doria explicou que na segunda-feira, 18, começa o plano logístico para a distribuição da vacina, que se inicia com o Hospital das Clínicas, em São Paulo, e com hospitais públicos de Ribeirão Preto, Campinas, Botucatu, Marília e São José do Rio Preto.  (Jovem Pan)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here