Início Notícias Enem 2019: Inep diz que erro que afetou quase 6 mil notas...

Enem 2019: Inep diz que erro que afetou quase 6 mil notas já foi corrigido

515

Presidente do órgão descarta problemas nas redações e diz que erro aconteceu na gráfica que imprime as provas

Foto: reprodução

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, disse nesta segunda-feira (20) que já foi corrigido o erro que afetou a nota de quase 6 mil candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.

Em entrevista coletiva em Brasília, ele afirmou que o problema afetou exatamente 5.974 estudantes e que a pontuação de todos já foi revisada. O total de afetados representa 0,15% dos 3,9 milhões de inscritos que fizeram as provas em 3 e 10 de novembro.

No fim da tarde desta segunda, alguns candidatos relataram que as notas já haviam sido modificadas na Página do Participante.

De acordo com Lopes, uma falha na gráfica fez com que provas fossem associadas a gabaritos trocados (leia mais abaixo). A falha ocorreu na transmissão das informações: quem fez prova de uma cor teve o gabarito corrigido como se ele fosse correspondente ao exame de outra cor.

A princípio, o erro havia atingido apenas a correção de gabaritos do 2º dia, quando houve provas de ciências da natureza e matemática. No domingo (19), o Inep – autarquia responsável pela produção e correção da prova – afirmou que a revisão seria feita nos dois dias do exame.

No caso da redação, o presidente do órgão afirmou que não houve nenhum problema, pois o procedimento é diferente – “a prova é digitalizada e corrigida”.

Na entrevista desta segunda, Lopes afirmou que, para evitar erros nas próximas edições do Enem, o Inep vai revisar os processos de controle de qualidade. Citou ainda a implementação digital do exame: “Com a implementação do Enem digital esse tipo de erro vai deixar de existir, porque não vai haver cartão de resposta em papel”.

O presidente do Inep disse que o instituto recebeu cerca de 172 mil e-mails de candidatos relatando algum erro. Segundo ele, a quantidade de provas checadas foi além desse número.

Sobre a aplicação de penalidades à gráfica que imprimiu as provas, o presidente do Inep afirmou que vai pedir explicações à empresa. “Ela pode estar sujeita as penalidades do contrato.” Ele informou também que o Inep está com dois processos licitatórios abertos para contratar novas gráficas para o Instituto.

O G1 entrou em contato com a gráfica Valid Soluções S.A, mas a empresa informou que não vai comentar o assunto.

Ainda de acordo com o presidente do Inpe, ocorreram erros na correção de provas de candidatos de 24 estados e do Distrito Federal – as exceções Amapá e Roraima. De acordo com Lopes, 95% dos casos se concentraram em quatro cidades:

Alagoinhas (BA)

Viçosa (MG)

Ituiutaba (MG)

Iturama (MG)

A preocupação dos candidatos a uma vaga no ensino superior aumentou desde que o ministro da Educação, Abraham Weintraub reconheceu, neste sábado (18), que houve “inconsistências” na correção dos gabaritos do Enem 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here