Início Notícias Em Salvador, Secretários Estaduais de Educação discutem a criação de uma agenda...

Em Salvador, Secretários Estaduais de Educação discutem a criação de uma agenda comum de aprendizagem no Nordeste

638

Encontro tem o objetivo de fortalecer as aprendizagens e melhorar da Educação no Nordeste

SEE PE / Foto: divulgação

Secretários de Educação dos Estados do Nordeste se reuniram, nesta segunda-feira (15), em Salvador, para discutir uma agenda comum de aprendizagem e políticas integradas e específicas para a região. Recepcionados pelo secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e pelo vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), Fred Amancio, que é secretário de Educação de Pernambuco, os gestores estaduais discutiram, também, ações relacionadas ao Consórcio do Nordeste, criado pelos nove governadores da região, e o regime de colaboração com os municípios. Tudo isto com foco no fortalecimento das aprendizagens e na melhoria da Educação no Nordeste.

O secretário Jerônimo Rodrigues destacou o significado deste debate. “O CONSED tem as suas representações regionais e, hoje, os secretários de Educação do Nordeste se encontram para debater a Educação nacional e as mudanças que vêm acontecendo, bem como para tirarmos uma posição em relação aos interesses da região. Além disso, estamos construindo uma agenda de trabalho para 2019, casada com o Conselho Nacional dos Secretários. Temos uma meta estratégica, que é o regime de colaboração e que consiste em uma relação entre Estado, municípios e federação. No Estado da Bahia, temos uma outra vertente, que é forte e trata-se da criação, nos últimos dias, do consórcio dos governadores e nós, da Educação, temos que pautar os governadores para garantir conteúdos para esta agenda, para que eles possam, minimamente, levar para dialogar com o governo federal, assim para que os governadores possam dialogar entre si”.

O vice-presidente do CONSED, Fred Amancio, enfatizou sobre a importância da Agenda da Aprendizagem, que irá nortear a colaboração entre Estados e municípios no próximo biênio. “Esta agenda é dividida em duas grandes partes. A primeira estabelece as grandes prioridades que o Conselho Nacional de Educação entende como urgentes para a Educação. O segundo ponto da agenda refere-se à uma visão sobre as grandes estratégias que precisam ser priorizadas na Educação do país, envolvendo municípios, Estados e governo federal, através do MEC (Ministério da Educação). Este encontro, que estamos promovendo com os Estados do Nordeste, é muito importante para aproximá-los do CONSED, para que possamos construir uma parceria mais forte nas ações voltadas para as melhorias na Educação da região. Então, estamos aqui com três grandes objetivos: discutir a Agenda de Aprendizagem; as ações relacionadas ao Consórcio do Nordeste, criado pelos governadores; e o regime de colaboração com os municípios”.

Programação – Além da apresentação da Agenda da Aprendizagem, a programação do encontro de secretários de Educação do Nordeste englobou as prioridades relacionadas a este documento; o Consórcio Nordeste; o regime de colaboração com os municípios; e os relatos de experiências do Ceará e da Bahia, entre outros Estados. Também estiveram presentes à reunião os secretários de Educação de Alagoas, José Luciano Barbosa da Silva; do Ceará, Eliana Nunes Estrela; do Piauí, Ellen Gera de Brito Moura; e Danilo Moreira, subsecretário de Educação do Maranhão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here