Início Notícias Em resposta ao Blog, assessoria de comunicação do IPA informa que agricultores...

Em resposta ao Blog, assessoria de comunicação do IPA informa que agricultores do Araripe receberão 2 ton de sorgo ainda em março

817

Já as sementes de milho e feijão só serão distribuídas no próximo ciclo chuvoso, ou seja, no início de 2020

Por Roberto Gonçalves / Foto: reprodução

Em resposta ao Blog do Roberto, em virtude da veiculação da matéria “Agricultores do Araripe ainda não receberam sementes de milho do IPA”, o Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, informou através de nota, que após reunião técnica com as gerências regionais, devido a proximidade do final do ciclo de chuvas em todo sertão pernambucano, acordou-se que a Região do Araripe receberá as sementes de milho e feijão no próximo ciclo chuvoso, mas será viabilizada a entrega, ainda no mês de março, de 2 toneladas de sorgo para os municípios que compõem a bacia leiteira do Araripe.

Leia a nota na íntegra:

O Instituto Agronômico de Pernambuco possui mais de 180 escritórios em Pernambuco, ou seja, atende a todo Estado e não prioriza uma região em detrimento de outra.

O presidente Odacy Amorim tem menos de 60 dias à frente do IPA e, neste período, já conseguiu viabilizar junto ao governador Paulo Câmara a aquisição de aproximadamente R$ 2 milhões em sementes.

Neste primeiro momento, este montante vai atender a Região do Agreste, que tem período chuvoso começando no fim deste mês.

Após reunião técnica com as gerências regionais, devido a proximidade do final do ciclo de chuvas em todo sertão pernambucano, acordou-se que a Região do Araripe receberá as sementes de milho e feijão no próximo ciclo chuvoso, mas será viabilizada a entrega, ainda no mês de março, de 2 toneladas de sorgo para os municípios que compõem a bacia leiteira do Araripe.

Isto aconteceu não por desejo do IPA ou do presidente Odacy Amorim, mas devido a uma questão burocrática com o processo licitatório que impediu que a entrega fosse feita em tempo hábil, ou seja, no período adequado ao início do período chuvoso da região.

Porém, garante o presidente, que a compra de sementes será providenciada para que, no próximo ciclo, a entrega seja feita conforme o calendário agrícola.

Outra questão importante a ser considerada é, que por orientação do presidente Odacy Amorim, as Diretorias de Extensão e Pesquisa vão apresentar uma proposta de requalificação do Programa Sementes no sentido de viabilizar a aquisição de sementes crioulas, bem como ampliar o leque de espécies vegetais a serem incorporadas no programa.

Por fim, explicamos que em casos como o do município de Santa Cruz, especificamente, as sementes já haviam sido adquiridas pelo Terra Pronta, e as sementes distribuídas em Cabrobó, faziam parte de um pequeno lote do estoque do ano passado, que serviu para atender famílias locais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here