Início Notícias Em Pernambuco, a fome mora no quintal do governador e de outros...

Em Pernambuco, a fome mora no quintal do governador e de outros poderes

442
Foto: reprodução

Vivendo em barracos de lona improvisados, moradores de rua do Recife dividem as calçadas com os prédios ocupados pelos Poderes

Por JC

“Eles estão a poucos metros do Palácio do Governo, da Prefeitura do Recife e do Palácio da Justiça. São invisíveis e ‘incômodos’; anônimos e velhos conhecidos; vulneráveis e ‘temidos’. A fome no Recife mora no quintal dos Poderes.

Os barracos de lona dividem as calçadas com os prédios históricos. Depois da pandemia, eles se multiplicaram e foram chegando cada vez mais perto de onde estão os gabinetes do governador, do prefeito do Recife e dos desembargadores. Não fazem qualquer reivindicação mas constrangem, porque lembram ao Poder Público que mais da metade da população de Pernambuco vive na pobreza.

O Mapa da Nova Pobreza, divulgado pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV Social) mostra que Pernambuco foi o estado onde a pobreza mais aumentou entre 2019 e 2021, com alta de 8,14%. No ranking nacional está em quarto lugar, com 50,32% das pessoas vivendo com uma renda de R$ 497 por mês.

Em ano de eleições, o avanço da pobreza obriga o tema da fome a entrar na agenda dos candidatos. São vários os indicadores que apontam para o empobrecimento e o aumento da insegurança alimentar no País.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here