Início Notícias Em 3 anos, Bayer já investiu quase R$ 125 milhões em sua...

Em 3 anos, Bayer já investiu quase R$ 125 milhões em sua unidade de Petrolina

484
Foto: divulgação

Quanto vocês acham que cabe de tecnologia numa semente?”. A pergunta foi feita por Marijke Daamen, líder de Operações de Desenvolvimento de Produtos da Unidade da Bayer em Petrolina, ao final da visita de um grupo de jornalistas à empresa, localizada no coração do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho. A resposta para o questionamento de Marikje é simples, diante de uma poderosa logística implantada pela multinacional no mais importante município do Sertão pernambucano.

Durante toda a manhã de sexta-feira (10), a comitiva de jornalistas percorreu todos os setores da unidade e se impressionou com o que viu. Com mais de 30 unidades que a companhia mantém no país, a Bayer foi a primeira multinacional a se instalar no município, em 2010. A missão da Bayer nesse rincão do Estado é focada num centro de pesquisa em milho e soja.

A unidade de Petrolina é considerada fundamental na estratégia de inovação da Bayer e ratifica o pioneirismo da empresa em busca de ciência de ponta na agricultura. Todas as sementes dessas culturas, quando aprovadas após delicados processos de estudos e análises, seguem para ser comercializados nos potenciais centros produtores do país.

Atualmente existe, inclusive, um trabalho de pesquisa da Bayer voltado para um tamanho menor dos pés de milho, a fim de evitar que vendavais provoquem prejuízos aos agricultores. Com um padrão de tamanho abaixo do convencional, os milharais teriam uma capacidade maior para suportar a força dos ventos. O detalhe é que o milho de baixa estatura, que poderá vir a ser produzido após a pesquisa, tem menor concentração de hormônio, mas sua estrutura genética não muda.

Outro destaque apresentado durante coletiva de imprensa da Bayer relaciona-se aos estudos para fortalecer a cultura do algodão, tradicional no Interior da Bahia (em especial no extremo oeste) em relação a pragas. Aliás, esse é um dos focos da unidade da Companhia, associação à alta produtividade e qualidade dos grãos. “Buscamos um melhoramento genético de precisão. Por este motivo Petrolina foi a escolhida (para abrigar a unidade)”, explicou Ramiro Ovejero, líder de Manejo de Resistência de Plantas Daninhas da Bayer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here