Início Notícias Dia Nacional do Forró é marcado por homenagens a Luiz Gonzaga, em...

Dia Nacional do Forró é marcado por homenagens a Luiz Gonzaga, em Exu

726

Sanfoneiros fazem homenagem a Luiz Gonzaga, em Exu (G1 Petrolina / Foto: Kris de Lima / TV Grande Rio)

Se estivesse vivo, Luiz Gonzaga completaria nesta sexta-feira (13) 107 anos. Na terra do Rei do Baião, em Exu, no Sertão, de Pernambuco, a data está sendo comemorada ao som da sanfona. A programação no Parque Aza Branca, que começou por volta das 5h, só termina no domingo (15), com a tradicional missa em baixo do pé de Juazeiro. O aniversário do Velho Lua também simboliza o Dia Nacional do Forró.

A concentração dos sanfoneiros, vindos de várias partes do Nordeste, começou cedo, no Centro de Exu. Por volta das 8h, os músicos saíram pelas principais ruas da cidade tocando sucessos que marcaram a carreira do Rei do Baião.

'Sanfoneata' nas ruas de Exu homenageia aniversário de Luiz Gonzaga e o Dia Nacional do Forró — Foto: Kris de Lima / TV Grande Rio

‘Sanfoneata’ nas ruas de Exu homenageia aniversário de Luiz Gonzaga e o Dia Nacional do Forró (Foto: Kris de Lima / TV Grande Rio)

A ‘sanfoneada’, uma passeata embalada pelo som do forró, seguiu até o Parque Aza Branca. Um percurso de cerca de 2 km, marcado pela reverência a um dos maiores nomes da cultura brasileira.

As festividades, que seguem até o domingo, fazem parte da 16ª edição do Festival Viva Gonzagão. Local onde está sendo realizado o evento, o Parque Aza Branca abriga o ‘Museu do Gonzagão’, onde é possível ver o maior acervo de peças que contam a história de Luiz Gonzaga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here