Início Notícias Dia caótico nos EUA: invasão histórica ao Congresso eleva tensão política

Dia caótico nos EUA: invasão histórica ao Congresso eleva tensão política

473
Foto: reprodução

Os Estados Unidos da América viveram um dia caótico nesta quarta-feira, 6. Um grupo de manifestantes invadiu o Capitólio (prédio do Congresso) em protesto contra a confirmação do resultado das eleições presidenciais deste ano, possivelmente as mais conturbadas da história do país. A sessão foi suspensa e a segurança teve de ser acionada. No tumulto, uma mulher foi baleada. O vice-presidente, Mike Pence, teve de ser retirado às pressas do local.

As cenas que correram o mundo e incendiaram as redes sociais têm como pano de fundo a contestação da vitória do democrata Joe Biden contra o republicano Donald Trump numa eleição pontuada por suspeitas de fraudes. Acusado pela imprensa opositora de insuflar o ato, Trump usou sua conta no Twitter para pedir paz. Em seguida, o presidente gravou um vídeo pedindo que as pessoas regressassem para as suas casas, mas o Twitter, contudo, barrou a publicação.

A Casa Branca convocou a Guarda Nacional para debelar a confusão — 1.100 homens foram enviados, segundo o Pentágono. Ao menos 13 pessoas foram presas. A prefeita de Washington, Muriel Bowser, decretou toque de recolher nas ruas a partir das 18 horas (horário local).

No início da noite, a imprensa americana noticiou a informação — ainda não oficializada pelas autoridades — de que bombas foram encontradas no comitê do partido Republicano, localizado nos arredores do Capitólio. Também circulam suspeitas nas redes sociais de que entre os invasores do prédio foram identificados integrantes dos Antifas — grupo de extrema esquerda que promove atos terroristas em manifestações supostamente antirracistas.

Análise

“Dia muito agitado por aqui. É um dia no qual a Constituição determina a abertura dos votos do Colégio Eleitoral pelo Congresso e o Capitólio foi tomado (…) Com certeza, estamos testemunhando um dia histórico. (…) Ainda estão investigando se são apoiadores do Trump ou se são infiltrados da Antifa”, afirmou a colunista de Oeste Ana Paula Henkel, que vive na Califórnia, no programa Os Pingos Nos Is, da Jovem Pan.

“A democracia norte-americana foi bagunçada. Essa é a única triste certeza que a gente tem nesse momento. E é uma certeza flagrante, que está diante dos nossos olhos”, avaliou Guilherme Fiúza, também colunista da Revista Oeste.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here