Início Notícias “Depois do Polo de Confecções, agora solucionamos o problema do...

“Depois do Polo de Confecções, agora solucionamos o problema do Polo Gesseiro, diz Raul Henry em Araripina

801

“Uma solução que simplifica a arrecadação e que baixa a carga tributária, que é isso que todo mundo estava reivindicando”, explicou o governador em exercício de PE

Por Roberto Gonçalves / Fotos Blog do Roberto

No final tarde desta quarta-feira (31), o governador em exercício de Pernambuco, Raul Henry, esteve em Araripina, principal município do polo, para instituir a Sistemática Especial de Tributação para Gipsita, Gesso e seus derivados. Estiveram presentes no evento, os deputados estaduais Lucas Ramos, Rodrigo Novaes, Roberta Arraes e Socorro Pimentel. Deputados federais Luciano Bivar (PSL) e Tadeu Alencar (PSB). Os prefeitos de Araripina, Santa Filomena e Granito, Raimundo Pimentel, Cleomatson Coelho e João Bosco respectivamente, além de autoridades da área econômica do Governo do Estado.

De acordo com Raul Henry, a simplificação na cobrança dos tributos foi a principal reivindicação dos empresários do Araripe, quando ele esteve há dez meses atrás na região, na condição de secretário de desenvolvimento econômico.

“Levei o pleito para o Governador Paulo Câmara, ele reuniu a equipe da Fazenda, e o pessoal conseguiu encontrar uma solução, assim como já tinha encontrado uma solução para o Polo de Confecções. Uma solução que simplifica a arrecadação e que baixa a carga tributária, que é o que todo mundo está reivindicando”, explicou.

O governador em exercício ainda ressaltou a importância da gipsita para a região do Araripe, e o que o governo pode fazer para a economia local funcionar.

“É uma atividade que gera emprego, que gera riqueza pra região, então o governo tem que fazer a sua parte, e qual é a parte do governo ? É infraestrutura, é criar as condições institucionais adequadas para que a economia do Araripe possa funcionar”, ponderou.

Autoridades regionais e empresários do Polo Gesseiro lotaram o auditório do CTA do Araripe

Entre os benefícios da nova sistemática, o prazo de recolhimento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do Polo Gesseiro passará a ser recolhido pelas mineradoras no segundo mês subsequente. Além disso, haverá postergação da primeira parcela do recolhimento do ICMS incidente sobre os estoques para 28/02, e a possibilidade de parcelamento do tributo sobre os estoques em até 12 parcelas.

Fazem parte do polo gesseiro, além de Araripina, os municípios de Bodocó, Ipubi, Ouricuri e Trindade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here