Início Notícias Demissões na agricultura preocupam produtores rurais de Petrolina

Demissões na agricultura preocupam produtores rurais de Petrolina

477
alt

alt

Ministério da Integração disse que a suspensão dos serviços é temporária.
2.220 produtores do Vale do São Francisco estão preocupados.

Do G1 Petrolina

O Governo federal suspendeu o contrato dos Assistentes Técnicos e Agrônomos do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.  A medida preocupou os produtores rurais que não podem mais contar com a ajudar desses profissionais. A justificativa para essas demissões, foi a contenção de gastos.

Dos cinco hectares plantados com coco, na propriedade do produtor rural Natalício Luiz de Sá, quatro foram infestados pelo ácaro do coqueiro. Os frutos estão apodrecendo ainda no pé e não param de cair. “Nós não temos conhecimento do que aplicar, então a gente fica com a área comprometida, caindo a produção. Quando cai a produção, falta tudo para a gente”, explica o produtor.

O trabalho do controle de pragas era feito por Assistentes Técnicos que prestavam serviços ao Ministério da Integração Nacional e que atendiam os produtores de frutas de áreas irrigadas da região. Mas, recentemente, os contratos desses assistentes foram suspensos.Ao todo eram 11 agrônomos, três assistentes sociais e 24 técnicos agrícolas. Os serviços prestados por esses profissionais foram garantidos aos agricultores de áreas de irrigação, através de uma Lei Federal de 2010.

As consequências das demissões podem ser graves no Vale do São Francisco, de onde sai a maior parte das uvas e mangas exportadas. É também em Petrolina que fica o Distrito de Irrigação Senador Nilo Coelho, o maior projeto rural público em operação no país. Agora, 2.220 produtores estão preocupados com o futuro.

Em nota, o Ministério da Integração nacional disse que a suspensão dos serviços é temporária e que ainda está buscando parcerias para atender a demanda dos perímetros públicos irrigados. Mas não foi informada nenhuma previsão de retorno dos profissionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here