Início Notícias Cresce inadimplência na Celpe por causa da crise

Cresce inadimplência na Celpe por causa da crise

480
alt

alt

“Com a crise, o consumidor está fazendo rodízio para pagar as contas”, diz o novo presidente da Celpe, Antonio Carlos Sanches.

JC Online

A crise provocou o aumento da inadimplência dos clientes da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) atingindo 5,66% dos consumidores nos primeiros seis meses deste ano. Historicamente, a média era de 2,66%, mas passou para 3,67% de janeiro a junho de 2014. O atual foi um dos mais altos percentuais registrados pela distribuidora no primeiro semestre de um ano, perdendo apenas para o mesmo período de 2005 (5,90%) e 2010 (5,88%). “Com a crise, o consumidor está fazendo rodízio para pagar as contas”, diz o novo presidente da Celpe, Antonio Carlos Sanches, que está à frente da distribuidora há três meses. A empresa planeja investir mais R$ 250 milhões até o final de 2015, totalizando um investimento recorde de R$ 505 milhões anuais. 

 “A crise está batendo na porta da empresa por causa da inadimplência. Algumas pessoas podem perder o emprego e fazer uma fraude para continuar com energia e isso afeta a Celpe. No entanto, a crise não vai afetar o nosso plano de negócios”, afirma Sanches. Ele argumenta que se a empresa não investir, pode ter problemas mais sérios em cinco anos, defendendo o investimento como necessário para “a empresa estar preparada, quando a demanda voltar a crescer mais.

O consumo de energia deve crescer 5% este ano no Estado. “O crescimento está abaixo das nossas expectativas. Pernambuco está numa situação boa, os outros Estados não estão nesse ritmo. O setor que ficou mais abaixo (da expectativa) foi o industrial”, conta Sanches. No primeiro semestre de 2015, ocorreu um aumento de 4,4% do cliente residencial, 10% no comercial e 2,3% na indústria, comparando com 2014. No mesmo período, o consumo na iluminação pública caiu 3%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here