Início Notícias CPRH multa casal por tráfico e maus-tratos de animais silvestres

CPRH multa casal por tráfico e maus-tratos de animais silvestres

697

Um homem de 43 anos e a uma mulher de 38, que transportavam, ilegalmente, 151 pássaros silvestres, de Arcoverde, no Sertão, para Caruaru, no Agreste

Foto: reprodução

Multas no valor total de R$ 453 mil foram aplicadas, pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), a um homem de 43 anos e a uma mulher de 38, que transportavam, ilegalmente, 151 pássaros silvestres, de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, para Caruaru, no Agreste. Cada um dos infratores foi multado em R$  226,5 mil.

De acordo com o gerente da Unidade de Gestão de Fauna Silvestre da CPRH, Iran Vasconcelos, o casal foi enquadrado no artigo 29 da lei 9.605/98, de Crimes Ambientais, e responderá administrativamente e criminalmente pelo ato.  O órgão estadual de meio ambiente tomou conhecimento do caso após ser acionada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), no último sábado (04). O flagrante foi feito pela PRF, ao inspecionar veículos que passavam pela BR-232, no município de São Caetano, no Agreste. Além de identificar que o veículo estava irregular, os policiais encontraram os pássaros e, então, acionaram a  CPRH. O casal transportava 100 galos-de-campina, 23 papa-capins, 12 tico-ticos, dez garibaldis, quatro patativas, um sabiá e um concriz.

“Os pássaros estavam aglomerados em pequenos espaços. Muitos deles estão visivelmente com a saúde comprometida, pelos maus-tratos sofridos. Podem nem sobreviver. Nós aproveitamos para fazer um apelo à população: ajudem no combate do tráfico de animais silvestres. Não comprem animais que não sejam legalizados”, enfatizou a analista ambiental e chefe do setor de Fiscalização da Fauna Silvestre da CPRH, Joice Brito. Os pássaros estavam distribuídos em sete viajantes, que são estruturas de madeiras, com pequenas subdivisões, e foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas Tangara) da CPRH, onde ficarão sob cuidados, até terem condições de retornar à natureza.

Os policiais conduziram os infratores à delegacia de Belo Jardim, onde foram autuados. Já o veículo foi retido pela PRF, por estar irregular. Quando o proprietário regularizar a documentação, o veículo será encaminhado à CPRH, por ser instrumento do crime, e só será  liberado após a avaliação da defesa administrativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here