Início Notícias CPI das Faculdades Irregulares constatou venda de quase 1400 diplomas em PE

CPI das Faculdades Irregulares constatou venda de quase 1400 diplomas em PE

729

Esquema consistia em faculdades irregulares oferecerem cursos de extensão como sendo de nível superior, o que é ilegal.

Rádio Jornal / Foto: João Bita – Alepe

Quase 1400 diplomas foram vendidos em Pernambuco por faculdades irregulares. Esse é um dos dados preliminares das investigações do Ministério da Educação que foca em instituições de ensino que ofereciam cursos superiores sem autorização do MEC.

As investigações surgiram após a conclusão da comissão parlamentar de inquérito da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) que investigou essas faculdades, no ano passado. Na época, foi calculado o prejuízo para mais de vinte mil pessoas.

O esquema criminoso consistia em faculdades irregulares que ofereciam cursos de extensão como sendo de nível superior, o que é ilegal. Em audiência pública, na manhã desta segunda-feira (6), na Alepe, a presidente da Comissão de Educação e Cultura da Casa, a deputada Tereza Leitão, ressaltou a contribuição dos parlamentares nesse desfecho.

“Sem sombra de dúvidas, houve um crime contra a educação, contra o conteúdo pedagógico da educação, contra o significado de um diploma de nível superior e muitos alunos que foram lesados”, comentou Tereza.

Punição 

O presidente da CPI das Faculdades Irregulares, na Alepe, o deputado Rodrigo Novaes, acompanhou a reunião que apresentou os resultados preliminares da investigação do MEC, em Brasília. Ele explica o que espera que seja feito com as instituições e com os alunos que compraram diplomas. “Com relação as instituições, elas estão respondendo processo administrativo perante o MEC e também processo judicial em razão do Ministério Público Federal”, contou. “Em relação aos alunos, a gente espera que o Ministério Público Federal e o MEC possam aprofundar essas investigações e eventualmente cassar diploma de quem comprou”, completou.

A audiência pública que investigou as faculdades irregulares na Alepe teve participação de representantes de universidades pernambucanas, secretarias de educação e instituições da área educacional. O MEC pode punir as faculdades, administrativamente, com a suspensão de cursos e descredenciamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here