Início Notícias Contas de luz vão ficar mais caras em Pernambuco

Contas de luz vão ficar mais caras em Pernambuco

673
alt

alt

O reajuste deve ser de 17,5%

Denny Farias da CBN Recife

A crise de abastecimento de água e dos reservatórios em todo o Brasil começou a ser sentida pelos pernambucanos no bolso pelo aumento na conta de luz.

Com a adoção do sistema de bandeiras tarifárias cobrado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, em alguns casos consumidores falam que a conta de luz dobrou de preço no último mês.

O que acontece é o seguinte: quando a situação dos reservatórios é critica, como é a de agora, apenas o uso da energia gerada pelas hidrelétricas não é suficiente para atender o consumo do país e aí se utiliza mais as usinas termelétricas, que produzem energia a um custo bem mais alto. E é nesse cenário que entra em vigor a bandeira vermelha, a um custo de três reais por 100 quilowatts hora.

E os pernambucanos devem se preparar para novos aumentos no mês que vem. A partir do dia 29 de abril, vai ser aplicado o reajuste anual previsto para as distribuidoras de energia, no caso local, a Celpe. O percentual ainda está sob análise da agência reguladora, mas em 2014, a elevação foi de 17,5%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here