Início Notícias Comissão para elaboração do Plano Hídrico do Semiárido é instalada na Alepe

Comissão para elaboração do Plano Hídrico do Semiárido é instalada na Alepe

618

O deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD) foi intitulado presidente do colegiado, e os deputados Lucas Ramos (PSB) e Socorro Pimentel (PTB), vice-presidente e relatora, respectivamente

Folha de PE / Foto: Sabrina Nóbrega/Alepe

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) instalou, nesta segunda-feira (4), a Comissão Especial para elaboração do Plano Hídrico do Semiárido. Na ocasião, o deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD) foi intitulado presidente do colegiado, e os deputados Lucas Ramos (PSB) e Socorro Pimentel (PTB), vice-presidente e relatora, respectivamente.

O objetivo central da Comissão é elaborar um plano e um diagnóstico técnico-social para servir de base na construção de políticas públicas voltadas para sustentabilidade no Semiárido.

Para Novaes, as ações que existem nesta área são dispersas, descontextualizadas, e não conseguem suprir toda a demanda. “A gente precisa de um plano que nos mostre como podemos produzir e até onde devemos chegar. Dentro do Sertão existem vários sertões com suas peculiaridades e com hidrografia própria. É preciso fazer um mapeamento de toda área do Sertão para identificar as regiões desérticas e onde é possível produzir”, afirmou.

Presente na reunião, o secretário-executivo de Recursos Hídricos do Estado, Guilherme Rocha, relatou os programas já realizados dentro da pasta, como o Pernambuco 3D, o Plano de Gestão de Recursos Hídricos e o Estudo do Saneamento Rural – os dois últimos desenvolvidos em parceria com Banco Mundial.

No próximo encontro, que acontece nesta quarta-feira (6), às 10h30, na Alepe, será definido o grupo de trabalho, liderado pelo doutor em Recursos Hídricos e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Almir Cirilo. Foram convidados a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC), as Secretarias de Agricultura e Recursos Hídricos, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Federação da Agricultura, Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DENOCS) e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here