Início Notícias Com obras iniciadas na década de 80, PE-630 continua esquecida pelos gestores...

Com obras iniciadas na década de 80, PE-630 continua esquecida pelos gestores do estado

665
Foto: reprodução

Por Carlos Britto / Coluna da Folha

Os pré-candidatos a governador de Pernambuco já estão recheando suas pautas com temas de relevância como segurança pública e abastecimento d’água. Mas um clamor antigo que ecoa do Sertão também terá seu destaque na campanha majoritária estadual deste ano.

A Comissão Permanente ‘Todos pela PE-630’ vai iniciar uma série de rodas de conversas online com os postulantes ao Palácio do Campo das Princesas. O primeiro será João Arnaldo, do PSOL, no próximo dia 3 de maio, às 19h, pela plataforma Google Meet.

Suprapartidária, a Comissão Permanente vem travando uma luta incansável pela pavimentação da rodovia, que representa um vetor econômico dos mais importantes para seis municípios sertanejos: Petrolina, Afrânio, Dormentes, Santa Filomena, Ouricuri e Trindade.

Por incrível que possa parecer, as obras da PE-630 foram iniciadas na já remota década de 80, mas ficaram paradas por aí mesmo. De lá para cá, vários governadores do Estado se sucederam, mas nenhum deles retomou as obras.

Da última vez em que veio a Petrolina com o Programa ‘Todos Por Pernambuco’, há três anos o governador Paulo Câmara (PSB) comprometeu-se em elaborar um projeto contemplando a PE-630, o que de fato aconteceu e deixou esperançosos os integrantes da comissão. Porém a decepção veio logo, assim que souberam que as obras de pavimentação vão abranger apenas 13 dos 148 quilômetros da PE-630 que necessitam de um novo asfalto.

Um dos nomes da oposição que pleiteiam o governo do Estado, Miguel Coelho (UB) já andou se comprometendo em fazer a pavimentação da rodovia sertaneja. A Comissão Permanente, no entanto, está escaldada que nem gato quando vê água. Daí a ideia de ouvir cada um dos pré-candidatos.

Para essa turma, definitivamente a PE-630 precisa entrar na pauta política como prioridade. De palavras bonitas, todos já estão cansados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here