Início Notícias Com fome de dinheiro Governadores do PT tentam recriar imposto do cheque

Com fome de dinheiro Governadores do PT tentam recriar imposto do cheque

637
alt

alt

A CPMF foi derrubada em 2007 com os votos favoráveis dos então senadores Marco Maciel, Jarbas Vasconcelos e Sérgio Guerra

Por Inaldo sampaio

Os três governadores que o PT elegeu no Nordeste – Rui Costa (BA), Camilo Santana (CE) e Wellington Dias (PI) – estariam à frente de um movimento, com prévio conhecimento de Dilma Rousseff, pela recriação do “imposto do cheque”, extinto pelo Congresso em 2007.

A intenção pode até ser boa: produzir uma nova fonte de receita para financiar os gastos com saúde. Mas politicamente é inviável. Esse imposto foi criado no governo do presidente Itamar Franco por inspiração do então ministro da saúde, Adib Jatene, recentemente falecido, para reforçar o caixa do ministério.

Mas, para não ser compartilhado com estados e municípios, virou “contribuição” no governo de FHC. Foi prorrogado diversas vezes. Até que, em 2007, por um cochilo da bancada governista, o Senado derrubou-o com os votos favoráveis dos pernambucanos Marco Maciel, Jarbas Vasconcelos e Sérgio Guerra. Recriá-lo agora, sete anos, é quase impossível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here