Início Notícias Com Ciro, PSB negocia apoio do PDT em troca de vaga para...

Com Ciro, PSB negocia apoio do PDT em troca de vaga para o Senado

793

O PDT quer lançar o ex-prefeito de Caruaru José Queiroz ao Senado na chapa de Paulo Câmara

Por Jamildo Melo / Foto: reprodução

Após o almoço nesta terça-feira (23) no Palácio do Campo das Princesas, que recebeu a visita do pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) e várias outras autoridades e políticos, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, afirmou em entrevista depois do evento que o partido, que compõe a base do governador Paulo Câmara (PSB), quer lançar o ex-prefeito de Caruaru José Queiroz ao Senado na chapa de Paulo Câmara.

Nas palavras de Lupi, a vaga na chapa majoritária é uma “reivindicação” do PDT. “(A) Reivindicação é que no Senado saia o nosso ex-prefeito de Caruaru”, afirmou Lupi. O presidente da sigla disse que a chapa ainda está em uma fase de construção, sem a configuração dos partidos que vão integrar o palanque de Câmara, mas, segundo ele, a “chance é muito boa” de Queiroz disputar o Senado.

José Queiroz (PDT) também estava no almoço, junto com o deputado federal Wolney Queiroz (PDT), além do presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchôa (PDT), e do secretário de Agricultura, Wellington Batista.

O ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes na saída do encontro também conversou com os jornalistas e avaliou a gestão de Paulo Câmara, ressaltando que o Estado continua investindo mesmo em meio a uma crise econômica no País.

“Acho que é preciso talvez que venha um irmão de fora para que vocês, algum desavisado, dê o devido valor. Eu conheço hoje o momento brasileiro é disparado o pior momento da vida nacional. E Pernambuco não passa ao largo dessa crise. Mas a crise aqui  não ofendeu a taxa de investimento o que é absolutamente raro e não aconteceu por acaso. Porque o governador Paulo Câmara na sequência de um conjunto de boas governanças em Pernambuco fez uma proeza o que permite que Pernambuco em plena crise esteja investindo”, elogiou Gomes.

Perguntado sobre as costuras para as eleições deste ano, o presidenciável disse que o governador “ouviu com muito carinho” o seu apelo para “montar uma alternativa” para o País. Paulo Câmara é vice-presidente nacional do PSB e no ano passado o ex-governador esteve com o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira. Questionado se as conversas evoluíram após o almoço com o Câmara, Ciro Gomes desconversou, mas elogiou o processo de “refundação” do partido.

“Não é hora de avançar, o PSB está em um processo bastante interessante de refundação, de se reconciliar com seus valores históricos. É um partido que tem 70 anos, que tem uma larga folha de serviços prestados ao Brasil”, afirmou.

Ciro Gomes, que já integrou o Partido Socialista Brasileiro entre 2005 e 2013, rompeu com o ex-governador Eduardo Campos após a quebra da aliança do PSB  com a ex-presidente Dilma Rousseff para Campos se candidatar ao Planalto. O presidenciável disse que se emocionou ao lembrar do acidente aéreo que vitimou o ex-governador.

“(PSB) Perdeu um dos seus maiores quadros na história e um velho e querido amigo. Hoje ainda me emocionei lembrando aqui daquele momento triste que nós levamos a última morada o Eduardo Campos”, disse Gomes.

Ao lado de Ciro, o governador Paulo Câmara disse que os dois partidos têm “muito mais convergências do que divergências” e que o PSB busca um projeto de centro-esquerda “que possa realmente fazer com que o Brasil volte a crescer”.

“Foi uma conversa boa. Ciro gomes está preparado sem dúvida nenhuma para exercer um papel de liderança em 2018. Ele conversa sobre todos os temas com muita propriedade, com muito espírito público, com um olhar do Brasil com um todo. A gente tem agora um congresso no mês de março quando nós vamos definir as diretrizes de 2018, mas está muito bem plantado no PSB vamos caminhar em um projeto de centro esquerda que faça e recupere o Brasil”, afirmou o governador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here