Início Notícias Claudia é eleita presidente do Simepe para o triênio 2019-2022

Claudia é eleita presidente do Simepe para o triênio 2019-2022

1314

A médica obstetra Claudia Beatriz Camara de Andrade Silva é a nova presidente eleita do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe). Formada pela Universidade de Pernambuco (UPE), em 1993, ela possui residência em Tocoginecologia pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). Claudia é a terceira mulher a comandar o Simepe. A primeira foi Léa do Carmo (1983-1990), e a segunda Bernadete Antunes (1990-1993).

Em sua gestão à frente do Simepe, Claudia Beatriz pretende valorizar o movimento dos médicos de Pernambuco com ênfase para o fortalecimento contínuo do Plano de Cargos e Carreiras e Vencimentos (PCCV). Outra linha de trabalho será a descentralização das atividades sindicais em prol da categoria, através da consolidação dos movimentos médicos no interior de Pernambuco.

Para oxigenar o movimento sindical, a nova diretoria pretende incentivar à participação e a associação de novos médicos e estudantes ao Simepe. Uma forma de aproximar a categoria do sindicato será a criação de um aplicativo para smartphones, a fim de facilitar e integrar as ações sindicais aos seus associados.
Com o aplicativo, os associados terão agilizadas as suas demandas, bem como, a facilitação do acesso aos benefícios oferecidos pelo Programa de Benefício ao Médico (PROBEM). Em relação ao PROBEM, a ideia é atrair novas parcerias, a fim de ampliar e garantir vantagens e benefícios que proporcionem bem-estar e comodidade ao profissional.

A nova diretoria tem também como meta a ampliação da integração do sindicato com as Sociedades de Especialidades Médicas e a valorização dos honorários médicos dos profissionais através da Comissão Estadual de Honorários Médicos (CEHM-PE).

Perfil
Com especialização em Saúde da Família concluída no Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC), Claudia Beatriz atuou por mais de 10 anos na rede de atenção primária à saúde, atendendo na USF Carmelitas, no Bairro Novo, em Camaragibe, e no PSF da Ilha do Joaneiro (Distrito Sanitário II), na área central do Recife.

Iniciou a sua militância sindical em 2008, como diretora de base do Sindicato dos Médicos da Pernambuco (Simepe). Militante aguerrida na luta por melhores condições de trabalho e salarial da categoria, Claudia seguiu trilhando uma trajetória de conquistas, participando de importantes movimentos sindicais.

Em 2009, ela se destacou na histórica campanha salarial dos médicos do Recife. Participou de diversas outras frentes de luta da categoria médica. Foi Secretaria Geral do Simepe entre os anos de 2012 e 2016. Em seguida, disputou às eleições da entidade em 2016, quando foi eleita vice-presidente do Simepe, ao lado do presidente Tadeu Calheiros.

Como vice-presidente do Simepe, Claudia foi um dos pilares fundamentais na construção do acordo firmado entre o sindicato e os médicos que atendem à rede estadual de saúde. Na ocasião, a categoria conseguiu benefícios históricos, como o reajuste plurianual que contabilizou 31,5% de aumento, além da incorporação da gratificação de plantão para os profissionais de saúde. A mesma conquista foi obtida para os servidores vinculados à Prefeitura de Recife, em 2018.

Com foco na valorização da categoria médica e na interiorização das ações em todo o Estado, Claudia liderou movimentos salariais exitosos em Petrolina e Caruaru, que resultaram em conquistas importantes e perenes para os profissionais médicos do Sertão do São Francisco e Agreste.

Mesmo com a intensa atividade sindical, Claudia mantém a sua rotina de trabalho como profissional de base. Desde 2007, ela atua como obstetra na Maternidade Professor Barros Lima, no populoso bairro de Casa Amarela, pertencente à rede municipal de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here