Início Notícias Chuva de granizo e ventania assustam Custódia

Chuva de granizo e ventania assustam Custódia

181
Foto: reprodução

Uma chuva de granizo assustou essa noite moradores de Custódia no Moxotó. segundo relatos ao blog do Nill Junior, tudo começou com uma ventania muito forte, com muita poeira no fim da tarde.

Depois,  veio a chuva torrencial com vento e granizo. Nas redes sociais, muitas imagens das pedras de gelo atingindo prédios e assustando moradores. Não há notícias sobre feridos.

Entretanto, o vento derrubou o teto de um posto de gasolina, no bairro do Matadouro. No momento, a situação é de maior tranquilidade. Alguns bairros e imóveis chegaram a ficar sem internet ou energia.

Como se forma? As gotas de água que se evaporam dos rios, mares e da superfície terrestre, quando chegam às nuvens e encontram temperaturas abaixo de -80°C, viram gelo. Congelado, o vapor de água fica com mais peso do que a nuvem pode aguentar e cai, em forma de pedra de gelo, que chamamos de granizo.

A chuva de granizo, no entanto, não acontece nas regiões polares. O motivo? É que o granizo só se forma em um único tipo de nuvem, a cumulonimbus, também responsável por trovões e relâmpagos. Essa nuvem atinge até 25 km de altitude a partir da linha do Equador. “E ela só aparece nas regiões mais quentes”, explica Mario Festa, professor de Meteorologia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo. Isso acontece porque ela se forma graças a temperaturas elevadas e alto índice de umidade relativa do ar, mais raro nos países frios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here