Início Notícias Centros poderão melhorar geneticamente rebanhos do Sertão

Centros poderão melhorar geneticamente rebanhos do Sertão

544
alt

alt

Beneficiados serão os caprinovinocultores de Parnamirim e Serrita, PE.
Previsão para conclusão dos Centros de Melhoramento é março de 2015.

Criadores de caprinos e ovinos de Parnamirim e Serrita, no Sertão pernambucano, poderão melhorar geneticamente seus rebanhos. Estão previstos para serem inaugurados no primeiro semestre de 2015 dois Centros de Manejo Reprodutivo e Melhoramento Genético. Por serem locais que tradicionalmente desenvolvem trabalhos com esses animais, as duas cidades foram escolhidas pela instituição responsável, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

De acordo com o zootecnista da Codevasf, Wellington Dias Lopes Júnior, as obras em Parnamirim já começaram e em Serrita iniciam assim que estiver em processo de acabamento na primeira cidade. “Os dois Centros devem estar finalizados até o fim de março. A partir daí, bodes e carneiros reprodutores, puros de origem, vão ficar disponíveis para cruzar com as matrizes dos produtores locais”, contou.

Segundo Wellington, o projeto vai trabalhar com quatro raças, Boer e Anglonubiano entre os caprinos, e Dorper e Santa Inês, entre os ovinos. “São raças que passaram por um processo de melhoramento e se adaptam muito bem ao clima da região”, explicou Dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here