Início Notícias Casos confirmados do novo coronavírus em Petrolina passam para 47

Casos confirmados do novo coronavírus em Petrolina passam para 47

792
Prefeito de Petrolina concedeu entrevista exclusiva na manhã dessa segunda-feira (22) na Rádio Arari FM / Foto: reprodução

A Prefeitura de Petrolina está intensificando a testagem rápida em pessoas sintomáticas para o novo coronavírus (Covid-19) que já vinham sendo acompanhadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), como forma de eliminar a fila de espera e verificar o número de casos positivos e negativos dessa fila. Nesta sexta-feira (1º) foram realizados 140 testes e 12 pessoas testaram positivo para a doença.

O município também recebeu um exame positivo do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE). Dessa forma o número de infectados na cidade subiu para 47; destes, 31 foram confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 16 diagnosticados através do exame realizado pelo Lacen-PE. Curas clínicas somas 13, sem nenhum óbito.

Dos novos casos confirmados com Covid-19, nove são mulheres (de 19, 33, 35, 37, 43, 52, 54, 60 e 60 anos). Os três homens infectados têm 36, 39 e 54 anos. Todos os pacientes foram submetidos ao teste rápido após o 10º dia de sintomas gripais leves, para evitar falsos resultados negativos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta a testagem ampla da população porque a medida ajuda a planejar o número de leitos necessários para enfrentar a pandemia e também a traçar os planos de reabertura dos serviços de cada cidade. A testagem de pessoas com sintomas gripais vai prosseguir, conforme a demanda registrada pela Secretaria de Saúde.

SRAG

O boletim com dados relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aponta que 14 casos são investigados e 30 foram descartados. Confirmados continuam nove casos, além de um óbito.

Recomendação

A recomendação em Petrolina para a pessoa que tenha sintomas leves de gripe, antes mesmo de procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), é de automaticamente se manter em isolamento domiciliar, respeitando o distanciamento dos demais membros da família, que também devem permanecer em isolamento para evitar possível propagação do vírus. Ao apresentar esses sintomas é necessário comunicar o fato à Vigilância em Saúde, através do número (87) 9 8841-0800 ou agendar uma teleorientação no site petrolina.tisaude.com. (Fonte: Blog do Carlos Britto)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here