Início Notícias Câncer de próstata: importância do Novembro Azul é destacada por Roberta Arraes

Câncer de próstata: importância do Novembro Azul é destacada por Roberta Arraes

910

Segundo parlamentar, mesmo tendo diminuído resistência masculina a exames, é preciso estimular cultura preventiva

Alepe / Foto: Jarbas Araújo

A campanha Novembro Azul, que reserva este mês para atividades que incentivem a prevenção do câncer de próstata, foi lembrada também pela deputada Roberta Arraes (PSB), na Reunião Plenária desta terça (7). Para ela, a resistência dos homens aos exames preventivos está diminuindo nos últimos anos, mas ainda é necessário estimular uma cultura preventiva no cuidado à saúde.

“O nível de conscientização dos homens não é o mesmo que o das mulheres, que buscam um médico ginecologista desde a adolescência. Mas estamos progredindo”, avaliou a parlamentar. Arraes ressaltou que 90% dos casos de câncer são curáveis se forem descobertos no estágio inicial por meio de exames clínicos e laboratoriais, segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia. “A população precisa, de uma forma geral, mudar sua cultura quando se trata de cuidar da saúde. Prevenir é um ato de amor consigo mesmo”, ressaltou a socialista.

Roberta Arraes também enfatizou o engajamento da Secretaria Estadual de Saúde na campanha deste ano. “Além de várias ações na Capital, as gerências regionais de Saúde de todo o Estado também se mobilizaram para colocar o assunto na pauta da discussão. O Governo vem se empenhando para criar estruturas e equipamentos públicos para atender à saúde do homem”, assegurou, observando ser necessário modernizar e ampliar o atendimento no Interior do Estado. “Vamos lutar junto com a gestão estadual para que as pessoas diagnosticadas com a doença tenham acesso mais rápido ao tratamento”, frisou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here