Início Notícias Caixa eleva juro do crédito imobiliário e reduz parcela financiada

Caixa eleva juro do crédito imobiliário e reduz parcela financiada

574
alt

alt

Taxa foi de 9,15% para 9,45% ao ano, informou a instituição.

O Globo

SÃO PAULO – A Caixa Econômica Federal informou nesta quinta-feira que elevou pela segunda vez no ano a taxa de juros no financiamento de imóveis residenciais contratados com recursos da poupança (SBPE). A mudança entrou em vigor na última segunda-feira, disse o banco estatal à Reuters.

A taxa balcão, para clientes sem relacionamento com a Caixa, subiu de 9,15% para 9,45% ao ano, refletindo o aumento da taxa básica de juros, a Selic, em 0,5 ponto percentual em março.

Outra mudança significativa é a redução da cota máxima de financiamento, de 90% para 80% do valor do imóvel nos financiamentos no sistema de amortização constante (SAC) e 50% pela tabela Price.

Os financiamentos contratados no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida não sofrem reajuste na taxa de juros. A Selic está atualmente em 12,75% ano.

Empréstimos no Sistema Financeiro da Habitação (SFH), que usa recursos da poupança, têm juro máximo de 12% ao ano e valem para imóveis de até R$ 750 mil.

NO 1º BIMESTRE, BANCOS PRIVADOS SEGUIRAM A CAIXA

A Caixa, com cerca de 70% desse mercado, costuma ditar a tendência das taxas para o restante do sistema. O aumento dos juros do banco público em janeiro foi acompanhado pelos bancos privados em fevereiro, o que levou as taxas cobradas na compra da casa própria de volta ao patamar registrado no segundo semestre de 2011, quando o governo federal concentrou seus esforços na redução dos juros do sistema bancário para, assim, estimular o consumo.

No Bradesco, o juro foi elevado de 9,2% no fim do ano para 9,6% em março, além da variação da TR (taxa referencial), nas operações do SFH.

A CrediPronto, parceria entre o Itaú Unibanco e a Lopes, administradora de imóveis, fez um ajuste em 2 de fevereiro de meio ponto percentual, com as taxas oscilando entre 9,2% e 9,6% ao ano.

Já o Santander elevou de 8,6% para 9,1% em fevereiro para imóveis comprados pelo SFH.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here