Início Notícias Bolsonaro tem mais apoio dos pobres na crise do coronavírus, revela pesquisa

Bolsonaro tem mais apoio dos pobres na crise do coronavírus, revela pesquisa

589
Foto: reprodução

Levantamento divulgado neste sábado (18) pelo DataPoder360 mostra que o governo do presidente Jair Bolsonaro é considerado ótimo ou bom por 36% da população, enquanto 33% o consideram ruim ou péssimo. Outros 28% avaliam o trabalho do chefe do Executivo como regular, enquanto 3% não souberam ou não responderam.

A pesquisa foi realizada de 13 a 15 de abril, pelo DataPoder360, em uma parceria do jornal digital Poder360 e o jornal “A Tarde”, de Salvador (BA).

A pesquisa mostra que a avaliação positiva do governo Bolsonaro está maior nas parcelas mais pobres da população.

Entre os desempregados e pessoas sem renda fixa, o governo de Jair Bolsonaro é avaliado como ótimo ou bom por 40% dos brasileiros, enquanto não passa de 14% no estrato mais rico –que recebe mais de 10 salários mínimos (equivalente a R$ 10.450).

“Por um lado, o presidente Jair Bolsonaro não se beneficia de um aumento de popularidade, como ocorre com alguns chefes de Estado de outros países. Mas, por outro, os números também mostram que sua aprovação não está sendo prejudicada por suas escolhas na condução da crise”, analisa o cientista político Rodolfo Costa Pinto.

“A estabilidade dos números esconde movimentos que acontecem simultaneamente em parcelas diferentes da população. A aprovação do presidente está caindo no segmento com maior instrução, com nível superior completo ou incompleto e também com maior renda (acima de 10 salários mínimos por mês)”, observa Rodolfo.

“Ao mesmo tempo, Bolsonaro está ganhando espaço e fidelizando o apoio dos segmentos de classe média, classe média baixa e dos mais pobres. A aprovação ao presidente é significativamente maior entre pessoas com instrução até o ensino fundamental e médio, e também entre famílias que ganham até 5 salários mínimos por mês”, complementa o cientista político.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here