Início Notícias Bolsa Família: Rede de Fiscalização verifica renda e composição das famílias

Bolsa Família: Rede de Fiscalização verifica renda e composição das famílias

285
Foto: arquivo Blog do Roberto

A coordenadora dos programas sociais de Araripina, Larissa Modesto, falou sobre o assunto na Arari FM

Por Cidinha Medrado para o Blog do Roberto

A cidade de Araripina, em Pernambuco, recebeu boas notícias recentemente em relação ao programa Bolsa Família. A diretora dos programas sociais do município, Larissa Modesto, anunciou nesta quarta-feira (31), que foram aprovados 222 novos cadastros para famílias que serão contempladas pelo programa a partir de fevereiro.

Essa notícia é muito positiva, uma vez que no mês de janeiro não foram registradas novas famílias contempladas. O cadastro único, responsável pelo programa Bolsa Família, tem passado por um processo de qualificação cadastral, que tem como objetivo identificar as famílias que se enquadram no perfil do programa e aquelas que não se enquadram.

Essa qualificação é realizada através de uma fiscalização que verifica a renda e a composição familiar das famílias. Por isso, é importante que os beneficiários do Bolsa Família estejam atentos às instruções e informações contidas nos comprovantes de benefício ou no aplicativo do programa. É necessário verificar em qual público de averiguação ou revisão cadastral o beneficiário se encontra.

O público de averiguação cadastral é formado por famílias que possuem informações de renda e composição familiar inconsistentes ou divergentes da realidade. Já o público de revisão cadastral são aquelas famílias que estão com o cadastro desatualizado há mais de dois anos. Todos esses públicos têm um prazo para regularizar sua situação, caso contrário, seus benefícios serão bloqueados ou cancelados.

Além disso, é importante destacar que também está ocorrendo um processo de fiscalização unipessoal, que busca identificar irregularidades na composição familiar, especialmente nos cadastros em que há somente uma pessoa.

Para esclarecer dúvidas ou obter mais informações, os beneficiários do Bolsa Família podem entrar em contato com a nova sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, localizada ao lado da Celpe, ou através do número de WhatsApp 87981496167. A equipe responsável está pronta para receber e ajudar no que for necessário.

A coordenadora também ressaltou que os novos beneficiários deverão baixar o aplicativo Caixa Tem em seus celulares para obter mais informações sobre o programa, como datas de pagamento e calendário. Em caso de dúvidas, o responsável pela família pode se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal para fazer seu primeiro cadastro, levando o Número de Identificação Social (NIS), documento de identificação com foto e comprovante de residência atualizado.

Com essas medidas, Araripina busca garantir que as famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso ao Bolsa Família e às políticas sociais que visam melhorar sua qualidade de vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here