Início Notícias Atuação da Apex Brasil em Cuba é uma caixa preta que precisa...

Atuação da Apex Brasil em Cuba é uma caixa preta que precisa ser aberta

515

A agência de promoção de exportações Apex Brasil se revela uma dessas caixas pretas que precisam ser abertas. Há dez anos gasta dinheiro mantendo seu escritório em Havana, único em toda a América Central, e se recusa a responder indagações sobre o papel do chefe da sua representação cubana, Hipólito Gaspar, que ocupa a boquinha por indicação do ex-presidente e presidiário Lula. Apesar da presença da Apex, houve queda de quase 40% no comércio entre os dois países. Os dados do fracasso podem ser vistos na página da própria Apex Brasil na internet. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

A Apex Brasil é presidida pelo diplomata Roberto Jaguaribe, que, dizem funcionários, é tão simpático a Lula quanto seu funcionário em Havana.

A Apex tem resultados pífios. As exportações do Brasil para Cuba caíram de R$2,05 bilhões, em 2012, para R$ 1,3 bilhão em 2017.

A exportação de produtos manufaturados brasileiros desabaram 47% desde a abertura do escritório da Apex em Cuba.

Em 2015, a revista Veja revelou que Hipólito Gaspar “abriu as portas” de Cuba ao enroladíssimo sobrinho de Lula, Taiguara Rodrigues. (Diário do Poder)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here