Início Notícias Ataques de aranha são registrados em Araripina

Ataques de aranha são registrados em Araripina

1118

Na Arari FM, o médico imunologista e dermatologista Cícero Inácio, disse que recentemente tem atendido vários casos de picada de Aranha; ouça entrevista

Por Roberto Gonçalves / Foto: reprodução

O município de Araripina, no Sertão do Araripe pernambucano, vem registrando casos de acidentes com aranhas neste ano. De acordo com o médico imunologista e dermatologista Cícero Inácio, o que está acontecendo é resultado da desarmonia que a natureza enfrenta na região.

“Cada um dos animais tinha seu papel na cadeia alimentar, no ecossistema, em que nenhum invadia o espaço do outro e nada acontecia. Porém, o homem se expandiu demais e começou a ocupar a área desses animais. A aranha gosta de ambientes onde tem entulho, loca, árvores altas, onde formam suas teias prá pegar suas presas. Então se você invade esses locais e ela estiver preparada ou se sentir ameaçada, ela vai armar o bote, e se conseguir, vai picar e injetar algumas toxinas”, explicou.

Ainda segundo Dr. Cícero Inácio, nos últimos meses já atendeu vários casos de vítimas de picada de aranha em Araripina. Caso você seja picado por uma aranha, os cuidados são praticamente os mesmos que aqueles relativos a escorpiões.

“Procure o quanto antes um atendimento médico.No caso da aranha-marrom, pode ser mais complicado. Geralmente, a picada da aranha-marrom não tem dor imediata. Muitas vezes, você pode sentir incômodo algumas horas depois, mas, ao chegar a um posto de saúde, é possível realizar o diagnóstico em relação às características da lesão”, frisou

No entanto, os acidentes com aranhas são tratáveis. Na grande maioria são de leves a moderados. O montante de casos é grande, mas a letalidade é mais baixa se compararmos aos acidentes com escorpiões, por exemplo.

Dr. Cícero Inácio atende nas terças-feira a tarde na Casa de Saúde São José, tel 3873-1233, e nas quartas pela manhã, no Centro Integrado de Saúde (Alclin) tel. 3873-2238.

Ouça abaixo a entrevista na íntegra:

Como prevenir

Assim como os escorpiões, as aranhas saem em busca de alimento no período noturno. Neste momento, elas podem se esconder em roupas, cobertas, roupas de cama, calçados, guarda-roupas e caixas.

É importante sempre sacudir bem as roupas, bater os calçados, roupas de cama, objetos, além de não acumular coisas, manter a casa sempre limpa e com os móveis desencostados das paredes, principalmente berços e camas.

Também é importante sempre usar equipamentos de proteção individual, como luvas e botas, antes de limpar algum local, mexer com madeira, materiais de construção e outros objetos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here