Início Notícias Artigo: Caatinga é beleza, caatinga é força única do planeta terra, bioma...

Artigo: Caatinga é beleza, caatinga é força única do planeta terra, bioma só nosso

1119

*Por Ronaldo Lacerda / Foto: reprodução

Araripina: Caatinga é força. Caatinga é beleza única no planeta Terra – bioma só nosso. ‘Mata branca’ na seca, mata verde na invernada. Eis aí uma mata virgem e sua cara, depois de apenas quatro chuvas. Eis aí uma mata nunca tocada. Eis aí o que podemos chamar de preservação e respeito à natureza. Diversidade a perder de vista. Fonte de riqueza ainda pouco explorada. Sustento para o homem, para a fauna e para o criatório animal. Riquiza que a medicina não explora. Riqueza que o agronegócio pouco explora, sequer testa os aromas e sabores para ver onde encaixar na área de cosméticos e na alta culinária.

DEMORA POUCO e Araripina começará a tirar proveito preservando. A lucrar contemplando. Passou da hora e por isso virá logo uma atividade lucrativa, como Selo Araripina de qualidade, para inserir nos grandes centros e grandes redes o que temos de melhor: o mel mais puro e orgânico, o bode especial, a galinha caipira engordada com raspa de mandioca e ervas da caatinga, com seu ovo acompanhado para comer com a tapioca da nossa mandioca também orgânica.

Haveremos de entrar nas lojas de luxo com doces, geléias, sucos e licores das nossas frutas de época, com destaque para o umbu. Haveremos de chegar forte com nossos sequilhos, bolos, tapiocas e tudo que somente aqui encontramos com inquestionável qualidade.

De Araripina ainda sairá um projeto de Sertão moderno, empreendedor, promissor, capaz de superar as mazelas e a violência decorrente da falta de esperança e exclusão reinante. Haverá de sair daqui o grande exemplo de um Novo Eldorado encravado no coração do Nordeste.

Só pedimos poços para tirar do subsolo um pouco da água equivalente a uma transposição do São Feancisco, água que corre a 450 metros de profundidade. Só pedimos acesso ao crédito para investir em tecnologia correta, em energia solar e assim fechar a cadeia de negócios.

Façam isso e deixem o resto por conta do nosso povo.

Já somos categoria C no Turismo Nacional. Já temos a base e a experiência para os negócios, para gerar renda, para atrair gente e receber bem. Com um pouquinho de recursos mostraremos ao mundo a nossa caatinga a ser vista, contemplada e estudada; mostraremos nossa riqueza mineral (gipsita); nosso (maior) parque eólico do mundo. Mostraremos ao mundo o que é Araripina, a Capital do Bioma Caatinga, o lugar do presente, o eldorado de um futuro próximo.

O que temos de melhor é o nosso povo. Melhor ainda porque a natureza ajuda.

* Ronaldo Lacerda é comerciante, engenheiro agrônomo, e ex-secretário de planejamento de Araripina

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here