Início Notícias Armando quer liderança política para a logística em PE

Armando quer liderança política para a logística em PE

772

Segundo o senador, o complexo portuário de Suape, é “um ativo estratégico de Pernambuco” que abriga uma centena de indústrias, é o maior porto do Nordeste e o quinto do Brasil

Assessoria de Comunicação / Foto: divulgação

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) defendeu, ontem, em discurso no plenário, a necessidade de liderança política para tornar o setor de logística, liderado pelo Porto de Suape e Aeroporto dos Guararapes, um “caminho novo” para o desenvolvimento econômico e social de Pernambuco.

“Os polos logísticos são uma outra opção para o desenvolvimento de Pernambuco. Para isso, precisamos de liderança política e de capacidade de mobilizar e engajar a sociedade pernambucana, as autoridades e os poderes públicos para garantir que esse importante vetor de crescimento econômico possa se traduzir em realidade para o estado”, enfatizou.

Segundo ele, o complexo portuário de Suape, “um ativo estratégico de Pernambuco” que abriga uma centena de indústrias, é o maior porto do Nordeste e o quinto do Brasil, requer uma gestão planejada. Essa gestão é essencial, na sua visão, para conseguir reduzir tarifas e enfrentar a concorrência crescente do porto cearense de Pecém.

VOCAÇÃO NATURAL – Citando seminário recente no Recife sobre logística, salientou não adiantar Suape estar um dia mais próximo da África e 25% mais caro. “As tarifas em Suape são ainda 25% maiores do que em Santos e o triplo do preço em relação ao Canal do Panamá”, acrescentou.

“Temos a obrigação de manter o desenvolvimento de Suape em marcha, em especial com a licitação do segundo terminal de containers. Apesar das suas vantagens comparativas, Suape se ressente de uma visão mais atualizada de planejamento e expansão”, assinalou Armando. Advertiu que a proatividade do governo do Ceará resultou em ganhos de produtividade do porto de Pecém, que oferece melhores condições aos armadores do que Suape.

Para o senador petebista, Pernambuco tem uma “vocação natural” para a logística. Enumerou vários fatores: localização a 800 quilômetros de sete capitais nordestinas; porta de entrada e saída para vários continentes;  detém 20% dos estabelecimentos de logística e transporte do Nordeste; oferece 57 cursos de pós-graduação em logística e mais de 150 cursos de graduação.

Além disso, pontuou Armando Monteiro, o aeroporto dos Guararapes é líder regional de transporte de passageiros e possui espaço suficiente para duplicar a infraestrutura de pistas e terminais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here