
CBN
Um avião da Azul atolou no pátio de estacionamento do aeroporto de Fernando de Noronha no último domingo (22). A área onde o asfalto cedeu ainda não foi recuperada, mesmo após o início dos trabalhos em setembro de 2024, com um orçamento de R$ 60 milhões. A primeira etapa da reforma, focada no eixo central da pista de 1.845 metros, só foi concluída em março deste ano, permitindo a retomada de voos de grande porte para a ilha.
A obra, motivada pela proibição da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em outubro de 2022 devido a buracos e fissuras na pista, teve seu cronograma adiado diversas vezes. A suspensão da Anac forçou as companhias aéreas a operar com aeronaves menores ou suspenderem as atividades em Noronha. A proibição foi derrubada apenas em 19 de março deste ano, com a conclusão da fase inicial da reforma. No entanto, a segunda etapa, que abrange a reestruturação das pistas de taxiamento e do pátio de aeronaves, onde o incidente com a Azul ocorreu, só está prevista para começar no início do segundo semestre deste ano, de acordo com a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi).