Início Notícias Araripinenses podem retirar Carteira do Artesão

Araripinenses podem retirar Carteira do Artesão

816

Com o documento, os profissionais podem participar de feiras de artesanato em outros estados. O mutirão está passando essa semana pelo Sertão do Araripe.

Por Centro de Artesanato de Pernambuco / Foto: Priscilla Buhr

A partir deste mês, os artesãos pernambucanos que ainda não possuem a Carteira do Artesão poderão adquirir o documento gratuitamente em seu município. O Programa do Artesanato Brasileiro de Pernambuco (PAB/PE), em parceria com o SEBRAE, irá percorrer todas as regiões do Estado a fim de cadastrar novos artesãos no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) e captar mais profissionais para as duas unidades do Centro de Artesanato de Pernambuco, no Recife e em Bezerros.

O circuito do mutirão começou terça-feira (17), em Ouricuri, no Sertão, onde o atendimento aos artesãos aconteceu no auditório da Escola Estadual São Sebastião (Rua São Sebastião, 167, Centro), das 8h às 12h e das 13h às 17h. Posteriormente, a caravana seguiu para a cidade de Araripina, atendendo das 8h às 12h e das 13h às 17h, no auditório do SEBRAE (Rua Ver. José Bringel, 70, Centro).

Ao longo dos 12 meses, o mutirão passará pelo Sertão do Araripe (janeiro), Agreste Meridional (fevereiro), Mata Sul (março), Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica (abril), Agreste Central (maio), Mata Norte (agosto), Região Metropolitana (novembro) e Sertão do São Francisco (dezembro). A programação, por sua vez, está sujeita a alteração. Os municípios onde serão realizados a emissão da Carteira serão informados posteriormente, conforme levantamento que analisará o maior número de artesãos em determinado local.

De acordo com o diretor de Promoção do Artesanato da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Thiago Angelus, a iniciativa surgiu após a dificuldade dos artesãos do interior do Estado trazerem suas obras para capital. “Nosso objetivo é ajudar estes novos artesãos fazendo com que as peças deles sejam inseridas nos nossos canais de comercialização do artesanato, como as duas lojas do Centro de Artesanato (Recife e Bezerros) e a Unidade Móvel de Artesanato”, destacou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here