Início Notícias Araripina: Vacinação contra a Gripe imuniza novos grupos prioritários

Araripina: Vacinação contra a Gripe imuniza novos grupos prioritários

648

De acordo com a chefe do PNI de Araripina, Kelly Sislane, o último dia de vacinação que estava agendado para o dia 22, agora passa a ser no dia 5 de junho; ouça entrevista

Por Roberto Gonçalves / Foto: Arquivo Blog do Roberto

Entre 11 de maio e 5 de junho, o Ministério da Saúde realiza a terceira e última fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe que será dividida em dois momentos. De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Município de Araripina, Kelly Sislane, na primeira etapa, entre 11 e 17 de maio, vão ser vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas no pós-parto até 45 dias e pessoas com deficiência.

Ainda segundo Kelly Sislane, a segunda etapa, no período de 18 de maio a 5 de junho, irá incluir pessoas de 55 a 59 anos e professores. Assim, o último dia de vacinação que estava agendado para o dia 22 de maio, agora com o novo calendário passa a ser no dia 5 de junho.

Em março, segundo a coordenadora do PNI, entre os grupos prioritários da campanha, mais de 90% dos idosos foram vacinados em Araripina. “Até então a gente conseguiu vacinar cerca de 90 a 95% dos nossos idosos de área de cobertura, porém, como Araripina é uma cidade que também tem uma área descoberta, como sítios e serras de difícil acesso, essa população ainda não foi vacinada, mas já estamos agendando e iremos vacina-los”, explicou. Ouça a entrevista na íntegra:

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é extremamente segura, são constituídas por vírus inativados, fracionados e purificados, portanto, não contêm vírus vivos e não causam a doença. Para aquelas pessoas com história de alergia grave a doses anteriores, administrar a vacina sob observação nos serviços de saúde. Então, reforça-se que não há a menor chance de contrair gripe ou alguma doença pelo fato de ter tomado a vacina

Neste ano foi investido mais de R$ 1,1 bilhão na compra de 79 milhões de doses de vacina. Toda semana o órgão envia novas remessas da vacina aos estados, conforme as entregas do produto pelo  Instituto Butantan. Cada estado é responsável por distribuir as vacinas aos seus municípios.

Em caso de fila, as pessoas, dos grupos prioritários, devem manter distância de dois metros da outra pessoa. Para mais informações, acesse: saude.gov.br/vacinabrasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here